Candelária, 27 de Julho de 2024

24 de Maio de 2016

Dia do Desafio 2016
O Dia do Desafio acontece no próximo dia 25 de maio

Durante o rigoroso inverno de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito de uma cidade canadense sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. Ele propôs que, às 15h de determinado dia, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia elétrica, que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade.
No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio, que tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades. A competição é apenas estímulo à participação, o objetivo principal é a conscientização em massa da população, da importância, dos benefícios e de como é simples praticar atividades físicas regularmente. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. O evento no Brasil pela primeira vez em 1995, em parceria com a No mesmo ano, Pelé (então Ministro extraordinário do Esporte) participou do lançamento, afirmando "incentivar todos os brasileiros a praticar esportes.
No ano 2000, o SESC SP assume a coordenação do Dia do Desafio no Continente Americano. Além da disputa tradicional, as cidades brasileiras estabeleceram desafios prévios com cidades de outros continentes.
O Dia do Desafio é uma iniciativa da UNESCO e da TAFISA - The Associativo for International Sport for All - e conta com o apoio da ISCA - International Sport and Culture Association. É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos.
No Dia do Desafio, todos os participantes são considerados vencedores. Afinal, além de exercitarem o corpo, praticam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. Porém há uma disputa saudável entre cidades de mesmo porte populacional e o município vencedor será aquele que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao seu número de habitantes. Nesse sentido, a competição é apenas um estímulo à mobilização e o prêmio é a melhoria na qualidade de vida das pessoas.
O Dia do Desafio é uma campanha mundial de promoção da saúde e bem-estar. Seu objetivo é quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos.
O evento ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio, da 0h às 21h, e conta com a participação de milhares de cidades do mundo inteiro.
O evento foi idealizado em 1984 pela ParticipAction, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA), de origem alemã. O Brasil participa da ação desde 1995.
Promovido pelas prefeituras municipais, por meio da articulação de suas Secretarias de Esporte, Educação e Saúde com órgãos municipais, associações, conselhos, sindicatos, federações, instituições, grupos de voluntários, academias, clubes, empresas, faculdades, escolas e a população.
O que é preciso fazer?
Basta praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos no dia 27 de maio de 2015, das 0h às 21h. Vale dançar, correr, caminhar, pedalar, nadar, jogar futebol, vôlei, basquete, fazer alongamento, entre outras opções. O importante é se mexer.

CANDELÁRIA - RS
10.552- 35%
População 31.000

URBANO NORRIS
18.982- 45%
População 42.000

Em 2015 Candelária teve um dia chuvoso o que atrapalhou as ações que aconteceriam ao ar livre e perdeu para o município de Itarema - CE .
Em 2016 Candelária vai disputar contra o município de Urbano Norris de Cuba.
Em Candelária o DDD é organizado pela Secretaria Municipal de Turismo Cultura e Esporte que fará atividades em todas as empresas e educandários do município além de atividades no comércio e com as pessoas que passam pela rua coberta.
Alongamentos, Ginástica Laboral,
Atividades esportivas com equipes que utilizam os Ginásios Municipais
Atividades em conjunto com as academias
APAE