Candelária, 27 de Julho de 2024

16º Encontro Municipal e Troca-troca de sementes crioulas
17 de Junho de 2016

16º Encontro Municipal e Troca-troca de sementes crioulas
Prefeito Paulo Butzge fala sobre a importância de preservar a vida

O 16º Encontro Municipal e Troca Troca de sementes crioulas aconteceu na manhã desta quarta-feira, 15, no salão paroquial da Igreja N. S. da Candelária, com a participação de 29 grupos de Mulheres Rurais e Associações de Agricultores, que puderam efetuar a troca de sementes e participar de palestra.
O encontro teve inicio as 9horas e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, EMATER/RS-ASCAR, Igreja Católica e Pastoral da Terra. O evento que iniciou com café da manhã com produtos trazidos pelos agricultores, e que também patrocinaram o almoço, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a do prefeito Paulo Butzge, da primeira Dama Gabriela, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Anselmo Vanderli da Silveira, do secretário de Administração, Lucas Michels, da secretária de Assistência Social Marta Emmel, do chefe do escritório local da Emater, Wagner Moro, do representante da Celetro, René Hubner, além de representantes de entidades ligadas aos agricultores.
Em seu pronunciamento, Paulo Butzge lembrou “que o mundo progride, porém este progresso tem um preço, e portanto é preciso que se tome atitudes para se preservar a vida, o sustento da agricultura, e nada melhor que o programa troca-troca de sementes que cria um banco genético de nossa agricultura, além da troca de informações entre os agricultores que participaram do evento”, afirmou o prefeito.
O encontro teve momentos de religiosidade coordenados por Eva Claudete Franceschetti, com encenação que remeteu os presentes a importância de valorizar a vida. O Padre Ênio Griebeller, da Paróquia N.S. da Candelária também lembrou a preocupação de se preservar a vida no planeta.
O evento contou com a participação de aproximadamente 250 agricultores, e teve, após o cerimonial de abertura, palestra com a Irmã Lurdes Diehl, com o tema “Papa Francisco Laudato Si (Louvado Seja) – Praticas Ecológicas e o Resgate das Sementes Crioulas.
Apos a palestra da Irmã, a Professora Dra Lia Rejane Silveira Reiniger discorreu sobre a importância das sementes de Cultivares Crioulas, com abertura de espaço para debates e perguntas. Em seguida foi servido o almoço e após os presentes fizeram visitação as estantes dos grupos e troca-troca de sementes crioulas.

Na foto o prefeito Paulo Butzge declara aberta o 16º Encontro