Candelária, 27 de Julho de 2024

14ª Feira Municipal do Livro
20 de Junho de 2016

14ª Feira Municipal do Livro
Casa de Cultura, revitalização da Praça e Rua Coberta foram oficialmente inauguradas

Se fosse preciso escolher uma palavra para definir a 14ª Feira do Livro de Candelária, esta palavra teria que ser “sucesso”, tamanho foi o brilho da feira que aconteceu de 07 a 11 de junho, na rua Andrade Neves, a “Rua Coberta” de Candelária.
E como o sucesso não acontece por acaso, este foi conquistado com muito planejamento por parte da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte. A começar pela parceria que se repetiu neste ano com o SESC, a exemplo dos últimos anos quando Candelária trouxe como Patrono ninguém menos que Luiz Fernando Veríssimo, em 2014, Vitor Ramil em 2015 e para a 14ª Feira do Livro ninguém menos que o escritor Luiz Antônio de Assis Brasil, que carrega no sobrenome grande peso, mas também pela verve literária que fez dele um dos escritores gaúchos mais respeitados dos últimos anos.
Mas a feira não foi somente seu patrono, claro que isso pesou e muito, mas além de Assis Brasil, a feira trouxe palestrantes de peso, caso de Thedy Corrêa, vocalista da Banda Nenhum de Nós, consagrada nacionalmente, que também é escritor e que fez palestra muito concorrida na manhã da sexta-feira, 10.
Além dessas atrações, a feira teve também momentos de muito riso, especialmente na apresentação do Grupo Teatral Curto Arte, que já havia participado da 13 ª Feira do Livro com a peça “Nós somos mesmo maravilhosas”, e que retornaram este ano com a continuação da peça, desta vez sob titulo de “Nós somos mesmo maravilhosas vão a praia”, apresentação que apesar do intenso frio, foi muito prestigiada pela população candelariense.
Para alegrar todos os dias da festa, o Grupo Vivandeiros da Alegria mais um a vez encantou, e juntamente com o grupo de teatro Cara e Coragem, de Candelária, que trocou experiências com outros grupos, o que é realmente muito valido para melhorar o já muito bom grupo genuíno de Candelária.
Sem duvida nenhuma que o principal de uma feira do livro são justamente os livros, e para tanto, sete livrarias de diferentes partes do Estado, e até mesmo uma de São Paulo, ofereceram inúmeros títulos aos visitantes, que puderam adquirir vários livros a preços atrativos, fazendo com que a feira do livro fosse absoluto sucesso também na comercialização das obras.
Para encerrar com chave de ouro, no sábado, 11, ultimo dia da feira, o ponto alto foi a mateada da ervateira Macedo, além das diversas apresentações que aconteceram no palco montado na rua coberta. Neste dia, Candelária inaugurou oficialmente a revitalização da Praça Alberto Blanchardt da Silveira, completamente reformada, incluindo as instalações sanitárias, casa do artesão, parte elétrica e todo o paço, além de inaugurar a Rua Coberta e a Casa de Cultura. Para tanto, foram afixadas placas comemorativas as inaugurações na Casa de Cultura (Casa e Rua Coberta) e na própria praça. O encerramento aconteceu as 18 horas, com o final das apresentações.