Candelária, 27 de Julho de 2024

X SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM CANDELÁRIA
26 de Maio de 2009

X SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM CANDELÁRIA

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Candelária realiza de 1 a 5 de junho, a X Semana Municipal do Meio Ambiente. Este ano, a iniciativa que conta com a parceria do Comitê Municipal da Água, promove várias atividades de reflexão e entretenimento em conjunto com entidades e a sociedade civil. Estão inclusas na programação palestras, exposições e apresentação teatral. Conforme Orlando Kochemborger, “será um momento oportuno para renovar os compromissos, estabelecer metas e repensar atitudes, principalmente com relação à proteção das nascentes que temos em nosso município e região”, destaca o secretário de agricultura.

As atividades iniciarão no dia 1° junho na localidade da Linha Bernardino, interior de Candelária, onde será cercada uma área de 30 a 50 metros para preservação de uma das nascentes que contribuem para o Rio Pardo. Já no dia 2, as escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino estão convidadas para participar da palestra sobre a importância dos recursos ambientais que acontecerá no Salão da Comunidade Sinodal. Para este mesmo publico escolar, também esta marcada para dia 5 de junho apresentação teatral no Clube Rio Branco. Na quarta-feira, dia 3 de junho, acontece celebração ecumênica na Praia Carlos Larger. No dia 4, está marcado no Salão Paroquial da Igreja Católica, o 9º Encontro de Troca-Troca de Sementes Crioulas.

Para Lidiane Radtke, Diretora da Divisão de Meio Ambiente, a importância da conscientização da população é o fator mais importante desta iniciativa. Conforme explica, o trabalho de preservação será realizado durante o decorrer de 2009, onde 10 nascentes receberão cuidados especiais. “Preservar as nascentes é fundamental para a manutenção de rios numa bacia hidrográfica”, esclarece a funcionária da Secretaria de Agricultura, fazendo referencia ao Rio Pardo.

O Dia do Meio Ambiente foi criado em 1972, quando a Assembléia Geral da ONU definiu o dia 5 de junho como o início da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo. Este evento representou o marco inicial das discussões ambientais em nível global, em que participaram líderes políticos de 113 países, representantes de 250 organizações não-governamentais (ONGs) e funcionários dos diversos organismos da ONU. Desde essa data, vários países elegeram o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente, sendo que o Brasil comemora essa data desde o ano de 1981