Procissão a Nossa Senhora dos Navegantes
Candelária também realiza atos de agradecimento à santa
O dia de Nossa Senhora dos Navegantes não passou incólume nesta quinta-feira, 02, data consagrada como protetora dos navegadores contra as tempestades e demais perigos que o mar e o rio oferecem, e a exemplo de Porto Alegre, Rio Pardo e Rio Grande, a comunidade também agradeceu a santa.
Candelária fica a margem do Rio Pardo, que apesar de não ser navegável, são águas que nos remetem a navegação, e para tanto, a comunidade Católica do Município organizou uma procissão que saiu em frente da Igreja Matriz de Candelária, e percorreu três quilômetros até chegar às margens do Rio Pardo na conhecida Praia Carlos Larger, a Prainha. A procissão foi acompanhada por centenas de fiéis, inclusive pela secretária da Fazenda do Município, Sônia Pereira, que na chegada a “Prainha”, recebeu a companhia da secretária de Turismo, Cultura e Esporte, Alexandra Bini e do prefeito em exercício, Nestor Ellwanger, o Rim.
Na margem direita do Rio Pardo, um grande publico somou-se a procissão para acompanhar a missa, realizada pelo Padre Ênio Griebeler, juntamente com o diácono Moacir Thume e que contou com aproximadamente mil pessoas.
Também em Portugal, a imagem na Nossa Senhora dos Navegantes é associada ao mar e a proteção dos marinheiros, aliás, essa mesma fé foi trazida ao Brasil pelos navegadores por conta do descobrimento, em 1500.
Na foto o prefeito em exercício ao lado das secretárias Sônia Pereira e Alexandra Bini