Festival do Peixe repete o sucesso dos anos anteriores
O dia de sol e o forte calor contribuíram para o grande sucesso do 3º Festival do Peixe que aconteceu na localidade do Travessão Schoenfeldt, no ultimo domingo, 19, que levou centenas de pessoas a Comunidade Paz para saborear a iguaria.
O Festival faz parte do Projeto Roteiro da Gastronomia Sabores Coloniais, um projeto que evidencia a culinária de onze comunidades do interior, que recebe visitantes de Candelária e também turistas, interessados nestas diversidades que o roteiro oferece. Além da gastronomia, o projeto também prevê atrações artístico-culturais, que nesta etapa ficou a cargo da Banda CELCO, coordenada pelo pastor Valdemar Fisher, e à tarde dançante com o Trio Classe A.
O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Emater/ASCAR, com apoio do Sicredi e da Afubra, contou com a prestigiosa participação do prefeito Municipal Paulo Butzge e sua esposa, a primeira Dama Gabriela, dos secretários Municipais da Fazenda, Sônia Pereira, do Turismo, Cultura e Esporte, Alexandra Bini, da Administração, Dionatan Tavares da Silva, Saúde, Sandra Gewehr, do Chefe de Gabinete do prefeito, Lucas Michles, e dos vereadores Cristina Rohde, Aldomiro Severo e Gesimo Daniel Bernardi, do Chefe do Escritório local da Emater, Sanderlei Pereira. O evento contou também com a beleza das soberanas do Município, Taís Angélica Knies e da princesa da Mulher Rural, Clarice Lange.
Na saudação a comunidade, o prefeito Paulo Butzge lembrou “a importância do Roteiro na divulgação do município, de sua gastronomia e de suas diferentes etnias, além das belezas naturais que o Município possui. Mas o mais importante, salientou Butzge, é a confraternização entre diferentes localidades e de pessoas que vem de outros municípios para interagir com a nossa população”, disse o prefeito que declarou aberta a temporada 2017 do Roteiro da Gastronomia.
Com o cardápio a base de peixe, a população que compareceu ao ginásio da Comunidade Paz, pode saborear algumas iguarias, como pastel de peixe, lasanha de peixe, peixe assado, frito, enfim, de várias formas e que agradou muito o público. Além disso, a troca de local foi aplaudida, já que os dois primeiros festivais aconteceram na antiga cooperativa Passa Sete, onde havia problemas com a energia elétrica, problema esse totalmente solucionado com a troca de local, segundo Leonidas Krug, presidente da Associação de Piscicultores de Candelária, “ infelizmente no Passa Sete a energia oferecida não suportava que uma banda tocasse, e aqui no travessão esta problema está solucionado, proporcionando as pessoas que participam do festival, maior alegria e a possibilidade de usufruir a tarde inteira, até a noite, com música ao vivo e muita dança.
A próxima etapa do Roteiro da Gastronomia Sabores Coloniais acontece no dia 11 de março, na localidade do Pinheiro, com o 6º Festival do Costelão de Gado e da Carne de ovelha, no Ginásio do Pinheiro às 20 horas.