Candelária, 01 de Setembro de 2024

Reajuste da hora-máquina
23 de Junho de 2009

Foi encaminhado nesta semana para a Câmara de Vereadores de Candelária o Projeto de Lei que 043/2009 que trata das alterações de preços cobrados pela hora-máquina em trabalhos prestados pela prefeitura aos produtores rurais, especialmente com retro escavadeira e trator de esteira.

O projeto visa equiparar os valores cobrados pela hora de serviço mecanizado aos produtores aos custos que significam para os cofres do município, como combustível, deslocamento, operadores e manutenção.

Conforme números da Secretaria de Agricultura, o trabalho com os equipamentos pesados vinha trazendo prejuízos significativos para a prefeitura. O cálculo mensal das 3 retro escavadeiras e dos 3 tratores de esteiras em jornadas diárias de 5 horas de segunda a sexta-feira, deixa um prejuízo mensal de R$ 12,6 aos cofres públicos.

Orlando Kochemborger, Secretário de Agricultura, esclarece que no município existem mais de 4 mil produtores rurais atendidos pelos serviços de máquinas pesadas. Na pesquisa feita para desenvolver a nova tabela foram considerados os valores praticados pelo Irga, que cobra cerca de R$ 43,00 pela hora-máquina de um trator comum.

OS NOVOS VALORES QUE AGUARDAM APROVAÇÃO DA CÂMARA:

- Retro escavadeira:  R$ 45,00

- Trator Esteira: R$ 85,00