Moradores da Rebentona pedem rede de água

Moradores da Rebentona pedem rede de água

Com água de poços e cacimbas salobras, moradores pedem água da Corsan
Reunião de grande relevância tomou boa parte da manhã do prefeito Paulo Butzge, e do vice-prefeito  nessa quarta-feira, quando uma comitiva de  moradores da localidade da Rebentona vieram ao prefeito pedir auxilio, na intenção de ampliar a rede de água da Corsan na localidade da Rebentona. Acompanhados da presidente da Câmara de Vereadores, Cristina Rohde, a comitiva veio pleitear junto ao prefeito que seja tomada a medida de ampliar a rede existente no local, mas que cobre uma pequena parte da Rebentona.
Segundo o morador da localidade,  Paulo Gewehr, “ o sistema de poços artesianos e cacimbas está inviável na região pelo fato da água ser salobra, impossibilitando o consumo e até mesmo para lavar roupas, já que não contém a pureza necessária”, informou.
Para tentar resolver o problema, o prefeito Paulo Butzge convidou o gerente da Corsan local, Joanei Antonelli, além de Andreia Hubner, diretora do Depto de Planejamento e Captação de Recursos e do Técnico Agrícola Alex Wegner a participarem da reunião, já que existe um pré-projeto elaborado pelo técnico agrícola, Alex Wegner, por ocasião do recurso do Ministério do Desenvolvimento Agrário, por indicação do Deputado Federal Deonilso Marcon (PT), na ordem de R$ 250 mil, com contrapartida de R$ 9.950,00.
Segundo Antonelli, a possibilidade da Corsan expandir a rede de água na Rebentona é bastante viável. Ele lembrou que a Corsan tem feito grandes investimentos para melhorias o sistema de distribuição de águas no município, e que este pré-projeto já está na Corsan, que deverá mandar um técnico para fazer um levantamento topográfico da região visando adequar o projeto, e a vinda do técnico está programada para acontecer nos próximos dias. O gerente da Corsan garantiu a viabilidade já que existe o recurso,  e através de parceria da Corsan com a Prefeitura Municipal, as chances são muito boas, mas, lembrou ainda, que as questões burocráticas terão que ser vencidas, visto que a demanda de projetos para obras nas cidades gaúchas, que são enviadas a  Corsan em Porto Alegre são grandes”, justificou Antonelli.
O prefeito Paulo Butzge acredita que a verba destinada “não deve ser suficiente para concluir a rede em toda sua extensão, mas acredita que através da parceria da Prefeitura com a Corsan, a situação fique um pouco diferente, já que a Prefeitura entraria com o maquinário necessário para a obra, e a Corsan com o material, o que certamente fará render uma rede bem maior, visto que o custo da Corsan diminuiria”, explicou Butzge.
Após ouvir todas as reivindicações dos moradores da localidade, o prefeito Paulo informou aos presentes que a partir do projeto elaborado pelo técnico da Corsan, o município, juntamente com a Corsan,  irão agilizar o processo, já que considera justa a reivindicação, pois sempre defendeu que a água potável é um direito de todo cidadão, e portanto, o município não medirá esforços para que esta rede de água seja o mais breve possível viabilizada na localidade da Rebentona”, concluiu Paulo Butzge.
 
Na foto comitiva de moradores com autoridades municipais
Compartilhe: ·