Candelária inaugura Condomínio de Produção Associativa do Leite
Totalmente robotizado, condomínio será inaugurado amanhã
Inaugura amanhã em Candelária, às 14h30min uma das unidades leiteiras da Cooperativa Cosuel/Produtos Dália em Candelária, projeto que teve início em julho de 2014 e que finalmente chega a sua implantação nesta quinta feira, 27, quando será inaugurada em grande estilo na Linha Boa Vista, localidade do interior de Candelária.
Para instalara a Unidade, a Cooperativa requereu junto ao executivo uma área de no mínimo 100.000 m², poço artesiano com vazão mínima de oito mil litros de água por hora e disponibilidade de energia trifásica. A área disponibilizada foi a de Linha Boa Vista, onde a prefeitura desapropriou 227.000 m² e dos quais doou para a Cosuel/Dália os 100.000 m², onde a cooperativa realizou o investimento. O restante da área a Prefeitura tem como reserva para outros investimentos.
No local foi construído um pavilhão de 115,44 m x 23,51 m x 4,5 m, para acomodação de 262 vacas da raça Holandesa, no estilo “freestal”. Também foram construídos silos para armazenagem de feno e implementos, como também foi construída residências para funcionários.
A unidade leiteira é uma das quatro instalados no estado do Rio Grande do Sul, diferenciada pela produção de leite totalmente robotizada, e no pavilhão onde ficarão as vacas, existem várias divisórias, sala de leite, escritórios, e terá a participação de 11 produtores associados de Candelária e municípios vizinhos. A intenção é da de produzir seis mil litros de leite por dia, sendo usados três robôs importados da Suécia para fazer a ordenha, além de outros equipamentos de automação no trato dos animais e cuidados com as novilhas, sendo o investimento da Cosuel em torno de R$ 5 milhões.
A Dália Alimentos, Delaval, Município de Candelária e Condomínio Leiteiro Botucaraí serão os anfitriões desta inauguração de amanhã, 27 de julho, às 14h30min na Linha Boa Vista.
Na foto o inicio da construção do pavilhão principal que será inaugurado amanhã