Candelária, 27 de Julho de 2024

MUNICÍPIO DE CANDELÁRIA CONHECE SISTEMAS QUE DERAM MAIS EFICIÊNCIA E MODERNIDADE NA GESTÃO DO ESTADO
08 de Agosto de 2017

Uma comitiva do município de Candelária, liderada pelo prefeito Paulo Roberto Butzge, conheceu, na manhã desta sexta-feira (04), na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o funcionamento do Sistema de Monitoramento Estratégico (SME) e do Sistema de Processos Eletrônicos (PROA), implementados pelo governo gaúcho para dar mais eficiência à gestão.

As informações foram repassadas pela diretora do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR) e chefe de gabinete da SPGG, Melissa Custódio, pelo diretor-adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), Hilton Boklis e pelos assessores de governança da SPGG, Marli Guimarães, Rafael Franke, Luiz Alberto Turmina e Thiago Dapper, ambos da SPGG.

Na ocasião, o prefeito, a secretária da Fazenda, Sônia Pereira, o secretário de Administração, Dionatan Tavares, a diretora de Planejamento, Andréia Hübner, o diretor de Recursos Humanos, Davi Melchior, o diretor Administrativo, João Francisco da Silva, o diretor da divisão de Contabilidade, Jonas Haetinger, o coordenador de TI, Tales Machado e as responsáveis pelas licitações e protocolo, Carla Steinhaus e Roana Borstmann conheceram e tiraram dúvidas quanto à funcionalidade dos sistemas para a implantação no município.

O Sistema de Monitoramento Estratégico (SME), desenvolvido pela Procergs, auxilia no controle e no acompanhamento dos indicadores e projetos estratégicos ao desenvolvimento do Estado. Nele é realizado a governança e a gestão, desde a elaboração dos Acordos até a execução de cada uma das reuniões de monitoramento. A ferramenta garante a aplicação padronizada da metodologia de gestão tanto para o Acordo de Resultados quanto para a Gestão Local.

O Sistema de Processos Eletrônicos (PROA), também desenvolvido pela Procergs, objetiva a geração e manutenção de processos administrativos por meio de uma aplicação web. Trata-se de uma ação conjunta para utilização de processo administrativo eletrônico, em substituição ao tradicional, em papel, visando melhorias no desempenho dos processos com ganhos de agilidade, produtividade, satisfação do usuário, redução de custos e ruptura cultural.
Texto e fotos: Gustavo Rech Ascom/SPGG