Candelária, 01 de Setembro de 2024

Há onze anos Candelária presenteia seus estudantes da rede municipal de ensino com o Projeto PRODEMPE
18 de Agosto de 2017

O Projeto Dia de Estudantes Municipais no Poder Executivo (PRODEMPE) tem como intenção promover ações que despertem os estudantes do 6º ao 9º ano, ao exercício da cidadania, estreitando as relações entre o poder executivo e a classe estudantil.

A partir do contexto escolar, os alunos constroem conceitos e reconhecem a importância da participação no contexto sócio-político, repensando suas ações e promovendo situações de transformação da realidade a partir de seus anseios, idéias e sonhos, sentindo-se parte integrante de um grupo comprometido com o bem-estar dos cidadãos da sua comunidade.

Há um resgate da auto-estima destes alunos, e com isso seu interesse e comprometimento são, visivelmente, impulsionados. O aprendizado se torna instigante e desafiador. Os valores humanos são contemplados durante todo o processo, sendo necessário o  respeito, a atenção, a compreensão, o saber ouvir e aceitar a opinião do outro, e exercitar a empatia, oportunidade também, de aprimoramento da  oratória e desinibição ao falar em público, evidenciando assim o protagonismo do aluno - o foco primordial no desenvolvimento deste Projeto.

Nessa parceria, os professores, funcionários, equipes diretivas, Secretaria de Educação auxiliam os alunos, que atuam de maneira brilhante e comprometida com as demandas do município, nos diversos eixos do Plano Plurianual, que envolve o desenvolvimento econômico, social, a infraestrutura, a mobilidade, a governança e a gestão.

Neste ano, a 11ª edição do Projeto Dia de Estudantes Municipais no Poder Executivo (PRODEMPE), teve seu início no dia 11 de agosto, sexta-feira, em homenagem ao Dia do Estudante. O momento de abertura contou com a presença do Prefeito Municipal Paulo Roberto Butzge , do Vice-Prefeito Nestor Rubem Ellwanger, da Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Cristina Rohde, da Secretária de Educação Esther Gelsdorf Spengler,  Diretores,   Supervisores e Alunos das Escolas Municipais participantes.

Inovando,  nesta 11ª edição, os alunos produziram um vídeo no qual apresentaram suas propostas de governo, e este foi demonstrado, com exclusividade no dia a abertura do Projeto. Os vídeos dos candidatos à prefeito foram apresentados nas escolas municipais Christiano Affonso Graeff, Percílio Joaquim da Silveira, São João Batista de La Salle, São Paulo e Adão Jaime Porto, em dias diferentes ao longo desta semana. Após as apresentações dos vídeos, os alunos do 6º ao 9º ano de cada escola, fizeram  a votação para Prefeito.

No dia 16 – quarta feira,  junto à Secretaria Municipal de Educação, foi feita a contagem de votos. A ocasião contou com a  presença da Secretária Municipal de Educação e a Comissão formada por membros das escolas. Os alunos candidatos acompanharam a contagem dos votos e após, o prefeito mirim e o vice-prefeito mirim (o segundo aluno mais votado) distribuíram as pastas aos demais colegas participantes, ficando assim formada a equipe da governança mirim:

·         PREFEITO(A) –

·         VICE-PREFEITO(A) –

·         SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO –

·         SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

·         SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO -

·         SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTE, OBRAS PÚBLICAS E TRÂNSITO -

·         SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE -

·         SECRETÁRIO MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E HABITAÇÃO -

·         SECRETÁRIO MUNICIPAL DE  AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE -

·         SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE

·         SECRETÁRIO MUNICIPAL DE FAZENDA E FINANÇA -

·         PROCURADOR (A) GERAL DO MUNICÍPIO –

·         GABIENTE DA PRIMEIRA DAMA -

A culminância da 11ª edição do Projeto Dia de Estudantes Municipais no Poder Executivo (PRODEMPE) acontecerá dia 14 de setembro, às 8 horas, no Salão da Comunidade Sinodal , junto à Secretaria Municipal de Educação, com a Solenidade de Posse da Equipe de Governo Mirim, momento em que os candidatos serão empossados. Após a solenidade, acompanharão os titulares das pastas e atuarão, durante todo o dia, nos respectivos gabinetes.

O projeto envolveu  450 alunos das escolas Polo. Treze candidatos concorreram ao título de Prefeito e Vice-Prefeito Mirim.

Este Projeto, ressalta visivelmente, a importância do protagonismo do aluno, e a cada ano, novas conquistas e aprendizagens são evidenciadas nas relações que estes estudantes envolvidos estabelecem tanto dentro quanto  fora do ambiente escolar. Os alunos se tornam mais atuantes e envolvidos com as necessidades dos cidadãos candelarienses, pois através de  seus projetos de governo percebe-se o engajamento com as demandas da população.