SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CANDELÁRIA BUSCA CONHECER EXPERIÊNCIAS QUE DERAM ÊXITO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
No dia 13 de setembro de 2017, a Secretária de Educação de Candelária, Esther Gelsdorf Spengler, juntamente com a Equipe Pedagógica da Secretaria, estiveram no Município de Passo Fundo-RS, com o objetivo de conhecer e buscar experiências desenvolvidas por este município na área da Educação.
Na oportunidade foram recebidas pelo Secretário de Educação, Sr. Edemilson Brandão e Equipe Pedagógica, que apresentaram o trabalho desenvolvido na Secretaria. Destacaram que o trabalho da Secretaria é realizado por cinco coordenadorias: Coordenadoria de Administração e Planejamento; Coordenadoria de Educação; Coordenadoria de Nutrição Escolar; Coordenadoria Universidade Popular; Coordenadoria de Inovações Educacionais.
A Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo, mantém 36 escolas de Educação Infantil, que atendem em torno de 4.000 crianças, do berçário até a Pré Escola, em turno parcial. O que chama a atenção que o município atende toda a demanda por vaga. Em relação ao Ensino Fundamental, a Rede Municipal possui 35 escolas, todas localizadas na zona urbana. Cabe salientar que o IDEB das escolas municipais está entre os melhores do Brasil.
A Rede Municipal de Ensino possui programas que buscam melhorar a autoestima, o protagonismo da comunidade escolar através de intervenções nas escolas como: sustentabilidade, inclusão e acessibilidade, dando vida aos espaços, reaproveitamento dos materiais, criando novos conceitos – ECO SALA, promovendo ações integradas, propondo soluções criativas, construindo espaços lúdicos, estimulando a leitura, ressignificando os espaços públicos, criando ambientes mais acolhedores, propondo novos layouts, valorizando o imaginário da criança, transformando jogos em realidade, concretizando sonhos, ocupando espaços de forma criativa, mudando a lógica da sala de aula, dinamizando as bibliotecas escolares, transformando o funcional em lúdico, resgatando o prazer de estar na escola e revitalizando as escolas, entre outras ações.
Também conheceram a EMEI André Zafari, localizada na Vila Luiza, uma escola modelo em sustentabilidade, ou seja funciona com energia solar, com captação de água da chuva e atendendo a normas de acessibilidade. Observou-se também que o município possui escolas que trabalham com abordagens metodológicas ou pedagógicas específicas, como: Escola de Autistas, Escola de Vida Arte, Escola de Hackers, Escola Waldorf, entre outras.