Candelária, 27 de Julho de 2024

07 de Novembro de 2017

Paulo Butzge participa de sessão na Câmara
Prefeito explanou a respeito do Plano Plurianual
O prefeito de Candelária, Paulo Butzge,  participou  na ultima segunda-feira, 06,  da Sessão  Ordinária  do Legislativo Municipal, onde se manifestou a respeito do Plano Plurianual, projeto esse entregue para apreciação dos vereadores na ultima sexta-feira, 01.
Em seu discurso, o prefeito lembrou as dificuldades  que passa o país, onde indicadores demonstram que efetivamente o país carece de muito planejamento, austeridade e conjugação de esforços de todos os brasileiros. E, conforme  Butzge destacou,  em Candelária não é diferente, explicando que através de sua equipe no executivo municipal, tem dedicado  muitas horas, dias e meses de planejamento, quando tem se dedicado em prol de Candelária, unidos e sem medir esforços, já que quando os indicadores da economia dão conta que no ano de 2016 houve uma queda aproximada de 4% na arrecadção, PIB negativo de 4%, e vimos o município de Candelária com indicadores positivos, realmente é algo que deve orgulhar não somente o poder publico mas a todos os cidadãos candelarienses. E isso é fruto do trabalho da população e do poder publico, exemplo que deveria ser adotado pelo estado e pela união,  pois  acredita que é isso que o país precisa e merece.

Paulo cobrou austeridade dos que detém o poder, lembrando que essas pessoas nos cargos são passageiras, mas os seus atos permanecem, deixando benefícios para o futuro ou prejuízos, caso não se tome medidas positivas. O prefeito enalteceu que agora é o momento de fazermos a nossa parte, dizendo-se sabedor que não irá resolver o s problemas do país, mas que estamos fazendo  a nossa parte, contribuindo para que o país volte  a ocupar lugar de destaque, e em Candelária, tomamos medidas de austeridade cortando na própria carne, exonerando secretários e cargos de confiança, mesmo que isso signifique uma sobrecarga aos que ficaram, mesmo que será por um período, mas estamos fazendo a nossa parte, cortando os gastos, fazendo o necessário para que o município continue a crescer como vem ocorrendo nos últimos anos.
Paulo destacou que o Plano Plurianual, é justamente o planejamento para o futuro do nosso município, e por isso encaminhou através de Projeto de Lei ao legislativo o documento apropriado, ou seja, o PPA do município de Candelária para 2018 a 2021, contemplando quatro eixos; desenvolvimento social; desenvolvimento econômico; infra-estrutura e mobilidade;  governança e gestão, e dentro destes quatro eixos temos subdividas todas as atividades realizadas pelo executivo.  Estamos com os “pés no chão” salientou Butzge, dizendo que não adianta sonhar e pensar em ações e atividades que sejam impossíveis de ser realizadas,  mas também não podemos  deixar de contemplar neste documento aquilo que entendemos ser necessário, importante e produtivo, que seja bom para o município.  Por isso foi realizado um amplo debate com a comunidade através de sete audiências publicas, ouvindo os anseios da população, onde mais de mil pessoas puderam se manifestar a respeito do futuro do município, dizendo as suas prioridades, sendo esses anseios catalogados e que  fazem parte do PPA.
 Butzge ainda exaltou que num momento onde a crise é tão intensa,  como contemplar todos  esses pedidos que as comunidades tem?  O prefeito explica que uma ampla equipe técnica começou a fazer um comparativo entre a necessidade e a possibilidade. Necessidade seria a vontade da população  e seus anseios, e a possibilidade seria o setor financeiro  fazendo um equilíbrio entre a vontade e a possibilidade, tentando vislumbrar o quanto será a arrecadação do município nos próximos anos. E para tanto, o PPA vem de uma forma muito completa e  equilibrada, entre a necessidade e a possibilidade, semelhante aos nossos lares, onde a família tem projeções,  planejamento e vontades, mas muitas vezes se depara com situação  financeira que não lhe permite realizar essas vontades, tendo que eleger prioridades. Assim é o PPA, que precisa contemplar tudo que for possível pensar em realizar, não podendo  permitir o equivoco de não prever no PPA qualquer que seja a ação que o município tenha intenção ou a possibilidade de realizar no futuro, senão  fica totalmente inviabilizada, a menos que sofra alguma alteração futura, mas toda alteração trará no seu bojo uma  série de reflexos.
O prefeito lembrou aos legisladores, que  este projeto de lei que foi encaminhado, possui uma previsão de arrecadação , uma necessidade de arrecadação para contemplar todo o projeto elaborado, mas que os legisladores  irão se deparar com cifras diferentes,  obviamente que nosso PPA foi elaborado em termos de anseios, vontades, planejamento, na ordem aproximada de R$ 450 milhões, para os próximos quatro anos, mas ao analisarem  irão perceber que temos uma perspectiva de arrecadação menor para os próximos quatro anos, portanto, temos a difícil  missão de aumentar a nossa arrecadação ou diminuir a nossa despesa.  Mas justamente para que possamos aumentar a nossa arrecadação, o próprio PPA traz algumas alternativas viáveis,  pois acreditamos no aumento no numero de empregos, pois toda e qualquer empresa que venha se estabelecer em Candelária, ou que amplie  a sua área de atuação gerando mais empregos e mais rendas, automaticamente  acaba gerando mais impostos, e isso está contemplado no PPA.  Também está contemplado o desenvolvimento do nosso setor agrícola, que é muito forte,  o qual já foi aprovado aqui nesta casa, uma legislação exclusiva ao fomento agrícola, e com essas ações fomentar a geração de riquezas no município e consequentemente a geração de impostos e tributos.
Depois de argumentar por mais de 20 minutos, o prefeito colocou a disposição  os técnicos do executivo municipal para dirimir qualquer duvida, e pediu  a aprovação deste importante projeto.

Erni Bender
Assessor de Imprensa