Prefeito retorna otimista de Brasília mais uma vez
Apesar dos grandes problemas da nação, Butzge voltou com boas noticias
O prefeito Paulo Butzge retornou de Brasília, onde esteve durante toda a semana passada, e revelou que apesar do país ainda atravessar uma crise política/financeira sem precedentes, retorna otimista para Candelária, acreditando que o país possa voltar a crescer de forma ordenada. Para tal afirmação, Butzge visitou Ministérios e gabinetes, participou de reuniões, e enfim, uma agenda que ocupou toda a semana, e que de certa forma traz resultados positivos.
O inicio da semana em Brasília começou na Agência Nacional de Águas, ANA, onde conversou com o assessor da Área de Administração, Egon Krakhecke, a respeito do Programa Produtor de Águas, Projeto do Governo Federal que vem de encontro ao Programa Protetor de Águas, projeto criado pelo município de Candelária, sendo que os dois programas tem o mesmo objetivo de proteção de nascentes, uma preocupação do município com a questão da água potável, já que o Brasil começa a despertar para o fato de que se não houver proteção, teremos problemas com a falta de água potável. E segundo o assessor, os projetos do município estão muito bem elaborados, “estamos no caminho certo” afirmou o prefeito.
Paulo Butzge participou de reunião da Câmara Setorial do Tabaco, que acontece três vezes por ano,sendo o prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff o representante oficial da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo, AMVARP, porém, este não pode se deslocar a Brasília e portanto, o prefeito Paulo Butzge, como presidente da AMVARP compareceu a reunião, que teve por objetivo abrir portas para se credenciar para o edital em defesa a produção do tabaco, onde foi discutido na COP 8 em Genebra, revelando que o Brasil, não está dando o apoio necessário para a cadeia produtiva do tabaco, representados no Brasil pelos três estados do sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e também Bahia. A Câmara tem em seu grupamento varias entidades participantes que estão pressionando o governo a apoiar os estados. Segundo Paulo Butzge, o que mais assusta na cadeia produtiva, é justamente o contrabando de cigarros, apesar do aumento da produção do tabaco legal, pegamos como exemplo o ano de 2015 em que foram produzidos 63 bilhões de unidades legais de cigarro, e 41,7 bilhões de unidades ilegais. Em 2016, a produção legal caiu para 56,4 bilhões de unidades, e o contrabando 46,9 bilhões de unidades produzidas, sendo a produção legal estar decaindo, em contrapartida com a produção ilegal, o contrabando, que vem aumentando paulatinamente.
O prefeito tem constante preocupação com a construção das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Emeis, do Bairro Marilene e do Bairro Costa Norte, se dirigiu a Brasília para buscar uma solução para o caso, que envolveu toda uma polêmica nacional, onde a empresa que havia participado de uma licitação federal, chamada MVC, teve problemas para a construção das mesmas, o que ocasionou o não andamento dos trabalhos, e por consequência a não conclusão trazendo sérios problemas para o município. Temos em Candelária um processo administrativo especial aberto, para averiguar os fatos, com dois inquéritos tramitando, um no Ministério Publico Estadual e outro no Ministério Publico Federal para tratar do assunto, onde estão sendo apuradas todas as responsabilidades. Pensando em acelerar a conclusão das obras, o prefeito participou de reunião com um seleto grupo em Brasília, com três prefeitos , representante da FAMURS e o deputado Luis Carlos Heinze, justamente para pressionar o FDE – Fundo Nacional de Educação para aprovação da migração da metodologia inovadora de construção(método desenvolvido pelo governo federal, com paredes pré-moldadas) para a metodologia tradicional(com tijolos), o que no momento seria mais eficiente.
O prefeito também esteve no ministério dos esportes onde o município tem cadastrado projeto para revitalização do complexo onde funcionava o Grêmio Esportivo Juventude, na tentativa de liberar em torno de 1,5 milhão, para a revitalização do campo de futebol, uma pista de corrida em torno do campo de futebol, arquibancadas, vestiários, banheiros, cabine de imprensa, quadra de vôlei, academia ao ar livre, praça infantil, iluminação em toda a área. O prefeito buscou apoio político com deputados para auxilio na liberação desta verba.
No MDS, Ministério do Desenvolvimento Social, o prefeito foi tratar da Casa Lar, que será construída, e dois veículos, um para o CREAS e outro para o CRAS, que já havia sido protocolado via Siconve, Butzge foi ate o ministério na tentativa de acelerar o processo para liberar verbas para esse fim, e também para solicitar a liberação de recursos que deveriam ter sido repassados ao município e que não haviam sido repassados, e conseguiu a liberação de boa parte desses recursos.
Além dessas visitas, o prefeito visitou vários gabinetes de senadores e deputados, sempre na busca de emendas parlamentares para o desenvolvimento de Candelária.