Desassoreamento do Rio Pardo é tema de reunião regional

Desassoreamento do Rio Pardo é tema de reunião regional

 Uma comitiva do município de Candelária, liderada pelo prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, participou de uma importante reunião nesta sexta-feira (21), em Vera Cruz. O objetivo do encontro foi formar um grupo de trabalho unindo os municípios da região no planejamento de ações práticas viáveis a serem executadas em curto espaço de tempo para o desassoreamento do Rio Pardo e seus afluentes.

         O encontro foi idealizado pelo Senador Luiz Carlos Heinze e contou com a presença de lideranças de vários municípios da região. A força e o volume expressivo de chuvas causaram inúmeros danos em propriedades, lavouras e no próprio leito do Rio Pardo. O prefeito Rim destacou que o Executivo de Candelária, assim como as demais prefeituras, tem feito o possível para minimizar os estragos causados pelas fortes chuvas que assolam a região desde o final de abril.

         Em função de decreto de calamidade, por seis meses, há maior flexibilidade nas licenças ambientais, então a ideia do encontro foi de traçar ações que podem ser colocadas em prática com segurança. “Candelária sofreu bastante com a enchente. É preciso intervenção imediata em toda a extensão do Rio Pardo, da Costa do Rio, até a Rebentona”, ressaltou o prefeito Rim.  

 

         A prefeitura já executou um convênio com o Sindicato Rural para desassoreamento em leitos de rios e outros cursos de água, através de um recurso de R$ 700 mil repassado pela Associação dos Produtores de Produtores de Soja (Aprosoja). Durante o encontro, o Senador Heize destacou a agilidade do município na realização do convênio servindo como exemplo para outras cidades.

Compartilhe: ·