Prefeito entrega demandas em visita do ministro Pimenta
Candelária recebeu na manhã deste domingo (23) a visita do ministro da Secretaria Especial de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta. O ato reuniu lideranças, autoridades e representantes de diversos segmentos na prefeitura municipal. A vinda de Pimenta foi um convite do prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, que aproveitou para agradecer o apoio do Governo Federal e, ao lado do vice-prefeito Cristiano Becker, solicitar mais recursos para auxiliar na reconstrução do município, que foi fortemente afetado pela enchente.
Uma das reivindicações do chefe do Executivo municipal foi para que o Governo Federal agilize os trâmites de pagamento de recursos vinculados à Defesa Civil, que irá auxiliar na reconstrução de estradas e pontes do interior do município. Além disso, o prefeito Rim solicitou recursos visando o apoio aos agricultores, tendo em vista que muitas propriedades foram atingidas com o avanço das águas, deixando áreas produtivas com entulhos, árvores, pedras e volumes expressivos de areia.
Visando trabalhar com medidas preventivas, o município solicitou auxílio financeiro para ações de desassoreamento nos rios Pardos e Botucaraí e seus afluentes, bem como a recuperação da mata ciliar que foi fortemente destruída com a força das águas. “Nós necessitamos de apoio emergencial, mas paralelo a isso também é necessário trabalhar com a prevenção de futuras catástrofes e a dragagem dos rios para reestabelecer os seus leitos é de extrema necessidade”, comentou o prefeito Rim.
Assistência social e saúde
Outra demanda encaminhada ao Governo Federal diz respeito a auxílio financeiro para construção e reformas de moradias para famílias atingidas pela enchente em situação de vulnerabilidade social. Já na área da saúde, o pedido foi para a construção de um centro de especialidades, para aprimorar os serviços de saúde da atenção especializada oferecidos à população.
O ministro Pimenta recebeu as demandas e disse que o principal desafio do Governo Federal é a desburocratização para que os recursos cheguem com maior rapidez aos municípios. Aproveitou a oportunidade para destacar os programas desenvolvidos pelo Governo para auxiliar a população e os municípios atingidos pelas fortes chuvas e afirmou que o Estado vai sair ainda mais forte. “É um momento delicado, mas tenho certeza de que o Rio Grande tem força para sair melhor deste processo”, comentou.
Participaram também do ato o deputado federal Heitor Schuch, o presidente da Câmara de Vereadores de Candelária, Gilvan da Silva Moura, a primeira-dama Cleonice Medeiros, a procuradora-geral do município, Tanaela Muller, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária, Juarez Cândido, secretários municipais, representantes da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic) e outras lideranças políticas do município.