Saúde amplia horário de atendimento para mulheres
O mês de outubro serve de mobilização e alerta para a saúde da mulher. A cor rosa serve para lembrar e reforçar que todas as mulheres devem se cuidar. Com o objetivo de ampliar essa mobilização e possibilitar que as mulheres possam realizar seus exames, a Secretaria Municipal de Saúde estará com atendimento exclusivo para elas, neste sábado (26), no Posto de Atendimento Médico Central (Pam Central).
O horário de atendimento será das 8h às 14h para coleta de exames de pré-câncer e encaminhamento de mamografias. Na segunda (28) e terça (29), o horário também será estendido para atender as mulheres que trabalham em horário comercial, das 17h às 20h. Conforme a enfermeira coordenadora da saúde da mulher, Liria Reis, a ação faz parte da campanha Outubro Rosa, que objetiva conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
“O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer em mulheres. Ele tem uma evolução mais rápida e, por essa razão, é tão importante que as mulheres mantenham seus exames de rotina em dia e que façam o autoexame para identificar alterações precocemente”, destaca Líria. O Sistema Único de Saúde oferece todos os exames, bem como, profissionais necessários para prevenir ou tratar esse tipo de doença que mais acontece mulheres.
A enfermeira lembra que é importante as mulheres ficarem atentas aos sinais que podem aparecer. “Ao observar alguma situação diferente nos seios como: alterações do bico do peito (mamilo); manchas vermelhas parecidas com casca de laranja; saída espontânea de secreção em algum dos mamilos; caroço fixo, endurecido e geralmente sem dor; pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços é muito importante procurar atendimento com profissional da saúde”, afirma.
Serviço:
- O que? Realização de exames pré-câncer e encaminhamento de mamografias.
- Quando? Sábado (26), das 8h às 14h; segunda (28) e terça (29), das 17h às 20h.
- Se possível agendar no Pam Central no telefone (51) 3743 8178; nas ESFs ou agentes de saúde.
- Levar Cartão do SUS.