Evento de educação fiscal reforça o papel da cidadania

Evento de educação fiscal reforça o papel da cidadania

Atividade aconteceu no auditório da Acic com alunos de Candelária e Novo Cabrais

Candelária recebeu no dia 13 de novembro um evento de grande importância para a formação dos estudantes. Organizado pelo Programa Estadual de Educação Fiscal - Aprendendo a Ser Cidadão, da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, o encontro realizado na no auditório da Acic, destacou a relevância da educação fiscal no processo de conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos.
 
O evento reuniu estudantes de Candelária e Novo cabrais com uma mostra de trabalhos desenvolvidos por alunos das redes municipais dos dois municípios, que estudaram o livro Sapiência e Enrolado, de Rodrigo Munari. As produções artísticas e reflexivas demonstraram o engajamento dos alunos com o tema, expressando sua compreensão sobre a importância de se tornar um cidadão ativo e participativo.
 
A cerimônia contou com a presença de autoridades entre elas, o delegado regional da Fazenda, Gustavo Cervo Rechia; o chefe do Programa de Intervenção Tributária, Décio Rauber; o secretário municipal da Fazenda de Candelária, Ênio Rohde; o fiscal tributário do município de Novo Cabrais, Fabiano Sena Horbe; e a secretária de Educação de Candelária, Carla Martin Goelzer.
 
O evento teve como ponto alto a palestra do cantor, compositor, escritor e filósofo, Rodrigo Munari. Com 35 anos de carreira na música, Munari também é autor. Na oportunidade ele compartilhou com os presentes suas experiências e visão de mundo. Com uma formação sólida em Filosofia pela PUCRS, ele enfatizou a importância da música e da literatura como ferramentas poderosas de transformação social, ajudando os estudantes a se conectarem com o conceito de cidadania fiscal de maneira envolvente.
 
Importância da Educação Fiscal nas Escolas
O evento sublinhou a importância de trabalhar o tema da educação fiscal nas escolas, um passo fundamental para a formação de futuros cidadãos conscientes. O conhecimento de como os tributos financiam serviços essenciais, como saúde, educação e segurança, é crucial para que os jovens compreendam sua responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa e transparente.
 
“Educar sobre cidadania fiscal é dar aos estudantes as ferramentas necessárias para que eles compreendam não só seus direitos, mas também seus deveres. É capacitá-los a exercer o controle social, acompanhando de perto a aplicação dos recursos públicos e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e transparente”, destacou a coordenadora pedagógica, Gislaine Priebe.
Compartilhe: ·