Candelária, 01 de Setembro de 2024

Romaria leva 7 mil ao Botucaraí
13 de Abril de 2010

Romaria leva 7 mil ao Botucaraí

Os índios já o reconheciam como local sagrado. Mais adiante, a presença de um monge com poderes de cura, segundo a crença popular, aumentou ainda mais o fascínio em torno do ponto isolado mais alto do Estado. A história continuou seu curso e nem o advento do século 21 diminuiu a força dos mistérios e da fé que cerca o cerro Botucaraí. Prova inequívoca dessa realidade foi dada pela impressionante movimentação popular que cercou a tradicional romaria da Sexta-feira Santa deste ano no chamado santo cerro.
A peregrinação começou muito cedo e o movimento às 8h da manhã indicava um público recorde, que acabou se confirmando. Durante todo o dia, verificou-se uma intensa movimentação no local onde se inicia a expedição até o alto da montanha. A água da fonte - também muito valorizada pela crença popular - teve seu entorno permanentemente concorrido. Outro local com manifestações de fé constantes foi a cruz localizada à esquerda do altar. Inúmeras velas acesas à sua volta reforçavam as orações com diferentes motivações.
Neste ambiente de grande devoção, teve início um pouco adiante das 10h da manhã, a encenação da Paixão e Morte de Cristo pelo Grupo de Teatro Municipal Cara & Cor’agem, uma realização conjunta da prefeitura e da Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev). Pelo quinto ano consecutivo, o grupo de teatro coordenado pela professora Alveni Santos, com o reforço de voluntários na figuração, apresentou a dramatização dos momentos finais da vida de Cristo, incluindo a sua crucificação e sua posterior ressurreição. A fim de contextualizar a vida de Jesus, a encenação começou com a passagem bíblica conhecida como cura dos leprosos, um dos tantos milagres atribuídos ao Salvador na sua vida terrena. O realismo das cenas impressionou o público. Algumas pessoas revelaram a emoção através de lágrimas.
Encerrada a encenação, o padre Antônio Bremm deu início a uma celebração religiosa, incluindo a bênção de chás, águas e dos presentes. Na sequência, uma imagem do Senhor Morto foi colocada em frente ao altar, permitindo ao povo beijá-la e reverenciá-la. Enquanto isso, os participantes da encenação distribuíram entre os presentes pequenos pãezinhos, consagrando, assim, a partilha, e oportunizando uma confraternização entre atores e público.

Público recorde
A utilização de um contador numérico ajudou a dimensionar a presença de público ao longo da Sexta-feira Santa no cerro Botucaraí. A contagem feita pelo Grupo Escoteiro Botucaraí - que se encarregou da organização do estacionamento de veículos - chegou a 6.582 pessoas ao longo de todo o dia. Considerando que algumas pessoas já acamparam na véspera no local e outras que provavelmente escaparam da contagem é possível estimar o público total em aproximadamente 7 mil pessoas na romaria deste ano. Para ilustrar a presença de pessoas de outros municípios, os escoteiros também anotaram as placas dos veículos de fora. A relação é a seguinte: Passa Sete, Encruzilhada do Sul, Novo Cabrais, São Leopoldo, Canoas, Viamão, Muçum, Imbituba, Passo do Sobrado, Santa Maria, Butiá, Pareci, Herval, Herveiras, Cachoeira do Sul, Passo Fundo, Ibarama, Paraíso do Sul, Agudo, Alvorada, Rio Pado, Pantano Grande, Gravataí, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Cerro Branco, Vale do Sol, Sobradinho, Vera Cruz, Camaquã, Venâncio Aires e Tio Hugo. O presidente do grupo escoteiro local, Júlio Massirer, acompanha a movimentação no cerro na Sexta-Feira Santa há cerca de 25 anos. Ele afirma que neste período a maior presença de público foi registrada neste ano. Para o secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, o tempo bom ajudou a justificar o público recorde. No entanto, segundo sustenta, a excelente repercussão alcançada pela encenação da via sacra de Jesus Cristo no local é a principal explicação para a extraordinária participação popular registrada neste ano. O secretário acredita que a tendência é que o público irá aumentar ainda mais nos próximos anos, o que irá exigir uma preocupação maior com a infra-estrutura no local, em especial com a área de estacionamento.

O espetáculo da Paixão na Pereira Rego
A boa repercussão alcançada pelas encenações realizadas junto ao cerro Botucaraí na Sexta-feira Santa motivou os responsáveis a apresentar, experimentalmente, o espetáculo também no centro da cidade neste ano. E levando em conta o público superior a mil pessoas e a boa impressão observada entre os presentes é possível concluir que a experiência foi bem sucedida, abrindo caminho para que seja reeditada nos próximos anos. A iniciativa foi da Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev), em parceria com a prefeitura.
Segundo explica o secretário municipal de Turismo Cultural e Esporte, Jorge Mallmann, o espetáculo apresentado na quadra da avenida Pereira Rego em frente ao coreto na noite de sexta-feira, 2, foi o mesmo apresentado naquela manhã no Botucaraí. Foi necessário apenas, segundo esclareceu, realizar uma adaptação em função da mudança de cenário e da troca da luz diurna pela noturna. Para o presidente da Accev, Roque Rathke, tudo correu conforme o planejado, avaliando como bastante positiva a experiência. Destacou a participação do Coral Municipal, o empenho e a dedicação dos componentes do grupo de teatro comandado pela professora Alveni Santos e a parceria com a prefeitura. "Tudo isso nos motiva a repetir o espetáculo no próximo ano também na cidade, buscando sempre fazer melhor", completou.

Fonte:Folha de Candelária