Candelária, 01 de Setembro de 2024

Festa do Milho & Feijão terá mostras de ciências e paleontologia
28 de Abril de 2010

Festa do Milho & Feijão terá mostras de ciências e paleontologia

Prosseguem os preparativos para a Festa do Milho & Feijão 2010, prevista para Candelária nos dias 29 e 30 de maio. A promoção é da Souza Cruz, com apoio da prefeitura, Emater/Ascar, Unisc e Lei de Incentivo à Cultura. Conforme a Folha já noticiou, além dos shows, estão previstas no evento diversas atividades culturais, como o espaço de Culinária da Emater, Oficina de Orquestras para crianças, apresentações artísticas a cargo de escolas locais, ações do Sesi Lazer, Escola do Chimarrão, entre outras. A abertura oficial está prevista para as 14h de sábado, 29, com uma apresentação da Orquestra Jovem do Estado do Rio Grande do Sul. A programação de sábado ainda inclui um show com Neto Fagundes, acompanhado pela Orquestra Camerata de Porto Alegre, a partir das 19h, seguindo um baile animado pelo Musical Magia. A entrada é franca. Já no domingo, 30, o evento abre às 14h e segue com as atividades durante toda a tarde, encerrando com o show nacional da dupla Kleiton & Kledir e a Orquestra da Ulbra. Também no domingo, o acesso ao Parque de Eventos Itamar Vezentini e ao show será gratuito.

Uma reunião na manhã de ontem na secretaria municipal de Turismo, Cultura e Esporte confirmou outra atração da festa. A área do hangar abrirá espaço para uma mostra de Ciências e de Paleontologia. A exposição de Ciências estará a cargo da Ulbra de Canoas, enquanto que a de paleontologia terá a coordenação do Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues. A exemplo do que ocorreu na Expocande 2009, quando registrou grande visitação e alcançou ótima repercussão, a exposição paleontológica promete ser destaque da festa, mostrando para os visitantes um dos mais importantes referenciais de Candelária.

ESCOLAS - Os organizadores também planejam um grande envolvimento das escolas do município na Festa do Milho & Feijão 2010. Uma das ações educativas previstas são as oficinas de tele e fotojornalismo que serão oferecidas para 40 alunos de oito escolas. Selecionadas através de sorteio, as oito escolas puderam indicar cinco alunos para participar da atividade, cuja parte teórica será realizada na próxima terça-feira, 27, na Unisc. Confira quem são os alunos que vão participar das oficinas.

Os alunos participantes

>> da oficina de fotojornalismo

ESCOLA PENEDO - Flávia Camila da Motta, Gisele Rohers, Júlia Marques Pfafe, Natália dos Santos Rocha e Pietro Henrique da Silva

ESCOLA LEPAGE - Cristiele Rodrigues do Nascimento, Axel Glashorester, Rafael Lopes de Vargas, Guilherme Eduardo Reis e Katiane Gomes da Silva Gass