Candelária, 01 de Setembro de 2024

BANCO DA SUCATA ACOLHE FAMÍLIA DE LINHA ALTA
17 de Janeiro de 2011

BANCO DA SUCATA ACOLHE FAMÍLIA DE LINHA ALTA

O Projeto BANCO DA SUCATA, que mais uma vez diminuiu as dificuldades de moradia de famílias em situação de vulnerabilidade, entregou mais esta casa (foto acima) totalmente reformada e mobiliada para a família de Vera Lucia Silveira, que possui 5 filhos e é residente na localidade de Linha Alta em Candelária.

O Projeto Banco da Sucata veio minimizar o déficit significativo de falta de moradia no município de Candelária. Já contemplou mais de 60 famílias com suas moradias novas e mais de 40 casas com melhorias na sua estrutura, através da equipe do Gabinete da Primeira Dama e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Segundo Edolésia, coordenadora do Projeto Banco da Sucata, “Presume-se que hoje, tenhamos em torno de 600 famílias de baixa renda que moram de aluguel, ou moram em situação de extrema precariedade e que estão cadastrados conosco e aguardam uma oportunidade no Projeto.”

Baseada nesta preocupação é que foi criado o projeto Banco da Sucata, que iniciou em março de 2006, com 20 famílias do Bairro Ewaldo prass. Hoje, o projeto se estendeu para o interior do município, e já atingiu 3 famílias.

A Prefeitura Municipal de Candelária sensibiliza a comunidade e ajuda a buscar e selecionar o material de construção que é doado pela própria comunidade. As famílias são acolhidas pelas assistentes sociais e psicólogas que acompanham o cumprimento das condicionalidades de assistência social, educação e saúde, além de condições de higiene destas famílias.

Além disso, proporcionamos a estas famílias que se incluam nos demais projetos sociais, como oficinas e cursos de qualificação profissional, projovem adolescente, baile dos sonhos, bolsa família, emancipar, mutirão da cidadania,... entre outros.

Com a execução deste projeto, foi viabilizada a perspectiva de outros projetos, como o de construção de módulos sanitários, saneamento básico e energia elétrica.

“De forma alguma esse Projeto Banco da Sucata foi desenvolvido para substituir os loteamentos habitacionais que estão saindo do papel”, reforça a secretária Leandra Sartori, “ele é um socorro para aquelas famílias que não podem mais esperar, e estão em situação de risco pessoal e social, e o apoio da comunidade solidária de candelária é fundamental para que este Projeto não pare.”

A Secretaria Municipal de Assistência Social e gabinete da Primeira Dama quer registrar nesta reportagem o reconhecimento pela dedicação incansável da equipe de trabalho comprometida com o Projeto, o Néo, o Gérson, o Paulo e o Sidnei, todos funcionários da Prefeitura.