Candelária, 01 de Setembro de 2024

Sinaleiras em contagem regressiva
14 de Fevereiro de 2011

Sinaleiras em contagem regressiva

A semana iniciou com movimentação atípica no centro da cidade por conta da instalação de oito sinaleiras na avenida Pereira Rego. Na manhã de segunda, 7, a rua 15 de Novembro recebeu a demarcação para colocação dos taxões que vão dividir a pista. Na quarta, 9, foi iniciada a construção da passarela para a circulação dos pedestres e a instalação das quatro primeiras sinaleiras, também na 15 de Novembro, na esquina do Banrisul. O equipamento foi trazido da cidade de Três Corações, no Estado de Minas Gerais, onde é fabricado pela empresa Farol Sinalização, pertencente ao Grupo Contransin - e que possui representantes na região Sul.

O serviço, a cargo de funcionários da empresa mineira, teve continuidade ontem, 10, na rua 7 de Setembro, na esquina do Clube Rio Branco. No local igualmente foram instaladas quatro sinaleiras. Nos próximos dias será concluída também a construção das passarelas. "Num primeiro momento, a faixa para tráfego de pedestres vai ser demarcada com tinta por falta de material", disse o presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Air Menezes. Segundo ele, assim que os bloquetos de concreto forem entregues pela empresa fornecedora será possível concluir efetivamente a obra. Além disso, será preciso colocar a sinalização horizontal nos trechos próximos às sinaleiras.

TESTES - Depois de tudo pronto é que os semáforos serão colocados em funcionamento. Ontem, no entanto, foram feitos os primeiros testes na avenida Pereira Rego. Na sequência deste, outros serão feitos para verificar a programação que precisa ser feita durante o dia e a noite. Pode-se adiantar, no momento, que a sinalização será de quatro tempos e o tempo de espera será de 20 segundos.

IMPORTANTE - De acordo com ele, os semáforos vão controlar o tráfego de veículos nos horários de pico e direcionar parte do fluxo para as ruas laterais. Em resumo, vão desafogar o centro da cidade. "As pessoas têm que entender que trânsito é tudo que se movimenta; não se limita apenas a carros. Trânsito também inclui pedestre, ciclista, motociclista, veículos de tração animal. Todos precisam obedecer as regras e respeitar os seus limites. Isso vai ficar muito claro quando as sinaleiras começarem a funcionar", pontuou.

Mais sobre

A instalação dos semáforos faz parte de um amplo projeto de sinalização viária desenvolvido pelo Conselho Municipal de Trânsito. Nele, também estão previstas mudanças no entorno da rodoviária. Uma delas diz respeito ao trajeto feito pelos ônibus. Em breve, os itinerários deixarão de seguir pela Martinho Lutero em direção à Marechal Deodoro. O projeto prevê saída pela Martinho Lutero passando pela Sete de Setembro e Júlio de Castilhos. Isso, no entanto, só deverá ocorrer quando a Marechal Deodoro tiver a pista dividida por tachões e a Martinho Lutero for alargada em 2,5 metros. Aí o estacionamento também sofrerá alterações: o da Martinho será oblíquo no lado da Igreja Evangélica (no lado da praça não haverá mais) e o da Sete de Setembro será paralelo no lado da praça e oblíquo no oposto.

Fonte:Folha de Candelaria