Candelária, 01 de Setembro de 2024

Candelária receberá unidade Sesc de Saúde Preventiva
18 de Março de 2011

Candelária receberá unidade Sesc de Saúde Preventiva

Entre os dias 6 de abril e 12 de maio, os candelarienses poderão realizar diversos exames totalmente de graça. Nesse período, a unidade móvel de saúde do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS) estará no município prestando inúmeros atendimentos, como mamografias, exames de ultrassom, exames citopatológicos de colo de útero, exames oftalmológicos, eletrocardiogramas, além da verificação das taxas de colesterol, triglicerídeos e glicose e da verificação de pressão arterial. O objetivo é incentivar a prevenção de doenças através da redução no tempo de diagnóstico.

A vinda da unidade resulta de parceria firmada entre o Sesc, a Prefeitura e a Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic). Nesta semana, o prefeito Lauro Mainardi e o presidente da Acic, Clairton Kleinert, participaram de reunião com a gerente da unidade operacional do Sesc Cachoeira, Marilde Oliveira, para acertar a data de prestação do serviço. O encontro, ocorrido no gabinete do prefeito, foi acompanhado pela agente de cultura e lazer do Sesc, Greice Barbosa; a diretora da secretaria municipal da Saúde, Graziéli Juliana Priebe; e a enfermeira do PAM Central, Líria Reis.

Na ocasião, foi acertado que a unidade será instalada a partir do próximo dia 30, ao lado do Posto de Saúde Central, na rua 25 de Agosto. Ficou definida a realização de 1.680 exames, que serão prestados mediante a apresentação de senhas - a distribuição será feita pela Acic e a secretaria da Saúde, na proporção de 50% para cada. De acordo com o prefeito, a parceria firmada com o Sesc vai ajudar toda comunidade. "É um aporte para a população ter acesso a exames gratuitos. Certamente vai desafogar a área da saúde, que é prioridade de qualquer governo. Todos vão sair ganhando", expôs. O número de atendimentos prestados se refere à demanda reprimida, ou seja, é a quantidade de pessoas que aguardam em listas de espera para conseguir realizar, via SUS, exames especializados e que tem limite de consulta. Como exemplo pode-se citar as ecografias e as mamografias.

IMPORTANTE - Nos próximos dias será definida a forma de distribuição das senhas para a realização dos exames. Vale ressaltar que os serviços de ultrassom só serão prestados mediante apresentação de prescrição médica. A Acic vai entregar as senhas para os comerciários associados e a secretaria da Saúde para o restante da população interessada. A unidade móvel do Sesc foi inaugurada em junho do ano passado, em Cachoeira do Sul, e em 2010 registrou 6.277 atendimentos nos municípios de Cachoeira, São Leopoldo, Paraíso do Sul, Catuípe e Panambi.

Os serviços oferecidos

I) Ultrassonografia (tireóide, abdominal superior e total, pélve, transvaginal, obstétrica, vias urinárias, próstata e mama);

II) Passaporte para a saúde (exames de colesterol, glicemia e triglicerídeos, pressão arterial, avaliação de acuidade visual, eletrocardiograma);

III) Exames de mamografia

IV) Consultas de oftalmologia

V) Exame citopatológico do colo de útero