Candelária, 01 de Setembro de 2024

Primeiro semáforo entra em funcionamento
18 de Março de 2011

Primeiro semáforo entra em funcionamento

Novidade no trânsito do município: a primeira sinaleira já está funcionando. O conjunto de instalações, localizado no entroncamento da avenida Pereira Rego com a rua 15 de Novembro, entrou em ação por volta das 15h de terça-feira, 15. O fato reuniu populares no centro de Candelária. Moradores e motoristas observaram, atentos, as novas mudanças. Em princípio, houve certa confusão: muitos condutores que trafegavam pela Pereira Rego realizaram conversão à esquerda e retorno, o que não é mais permitido, conforme orientação das placas. Os populares presentes no local não perdoaram: "flautearam" os motoristas desatentos. A previsão é de que o segundo semáforo, que liga a avenida e a Rua Sete de Setembro, passe a funcionar em até uma semana.

Air Menezes, presidente do Conselho Municipal de Trânsito, lembra que não só os condutores terão de passar por um processo de readaptação no trânsito. "Pedestres e ciclistas também devem ficar atentos. O pedestre, por exemplo, tem de observar o sinal vermelho no semáforo para então realizar a sua travessia", instrui. Segundo Menezes, o objetivo do semáforo localizado nas esquinas da Pereira Rego com a rua 15 de Novembro é redistribuir o fluxo de veículos, cuja concentração era observada na avenida. O processo de instalação da sinaleira procedeu da seguinte forma: primeiro, o Conselho realizou a análise do local; após, o Departamento de Trânsito efetuou a implantação do sistema. A fiscalização, agora, fica a cargo da Brigada Militar.

A contagem regressiva para o sinal abrir ou fechar é de 25 segundos. A programação da sinaleira, realizada por meio de sistema informatizado, é feita pelo técnico em computação Caio Wohlenberg. Conforme Menezes, a única mudança que ainda pode ocorrer no semáforo diz respeito ao tempo entre a mudança de sinal. O emplacamento nas proximidades do local e as pinturas instrutivas, como a faixa de retenção dos veículos, compõem os adicionais do semáforo. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Trânsito, existe uma preocupação relacionada aos possíveis acidentes. "As placas foram colocadas. Agora, o cuidado deve partir dos motoristas", salienta.

ATENÇÃO REDOBRADA - Airton da Rocha Freire conduz motocicleta. Morador da Vila Botucaraí, o agricultor considera a instalação do semáforo favorável à comunidade. Embora haja um processo de adaptação que parte dos motoristas e demais usuários da via, Freire garante que não há mistério: "É só observar as placas e redobrar a atenção no trânsito", enfatiza, levando em conta o fato de a sinaleira ser uma novidade para Candelária.

CONHECIMENTO - A formação do motorista começa na Auto-Escola. Após frequentarem aulas teóricas, os alunos saem às ruas e conferem o trânsito na prática. A maioria dos estudantes que já está na parte de direção avalia de forma positiva a primeira sinaleira do município. Segundo Denísio Teichmann, instrutor prático de direção do CFC Machaddo, a passagem dos alunos pelo trecho vem sendo intensificada. "Procuramos transitar pelo semáforo e vias próximas no intuito de treinar e incentivar o processo de adaptação ao aparelho", comenta. Além disso, os motoristas em formação costumam repassar o aprendizado obtido nas aulas. "Os alunos comentam as novidades do trânsito com familiares e amigos. Com isso, várias pessoas acabam orientadas de alguma forma", afirma o instrutor. Teichmann destaca, também, que a atenção é fundamental para evitar acidente nos locais próximos à sinaleira.

Fique atento

O semáforo permanece ligado diariamente, com os seguintes diferenciais:

• Segunda a quinta-feira: das 21h até 6h, sinal de alerta aceso.

• Sexta-feira a domingo: da meia-noite até 6h, sinal de alerta aceso.

Fonte:Folha de Candelaria