Candelária, 01 de Setembro de 2024

O arroz ganha espaço na festa do feijão
22 de Março de 2011

O arroz ganha espaço na festa do feijão

A parceria mais bem-sucedida da culinária do País estará em evidência na 14ª Festa Estadual do Feijão - a popular Fejão -, que acontece entre os dias 30 de março e 3 de abril no município de Sobradinho. Sob a responsabilidade do 27º Núcleo de Assistência Técnica (Nate) de Candelária, o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) irá mostrar aos participantes da feira o sucesso da parceria entre o feijão, o "pretinho que satisfaz" e o arroz, considerado o "cereal ouro" do Rio Grande do Sul. Segundo o chefe do Nate de Candelária, o engenheiro Luciano Siqueira, serão realizadas oficinas de culinária que abordarão a história da incorporação dos grãos aos hábitos alimentares e um concurso à base de arroz e feijão. O programa, denominado "Feijão e Arroz, o Sabor do Brasil", que deve ser lançado pelo governador Tarso Genro e o secretário estadual de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, é uma iniciativa do governo do Estado que contempla a necessidade de colocar os grãos na vitrine e, desta forma, estimular seu consumo. A 14ª Festa Estadual do Feijão será realizada no parque prefeito Marci Luiz Nardi - e inclui exposições-feiras, bailes da melhor idade, rodeio crioulo, palestras técnicas, apresentações artísticas, shows estaduais e regionais, parque de diversão, entre outras atrações.

CONVITE - Ainda em relação à festa, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Habitação de Candelária, Ilo Moraes, recebeu na sexta-feira, 18 de março, no gabinete do prefeito, a rainha e as princesas da 14ª Fejão - Carolina Limberger e Tatiana Muraro e Carina Busatto. O trio esteve acompanhado da secretária executiva da festa, a turismóloga Claudiana Y Castro, para convidar o Executivo municipal para a solenidade de abertura da festa, que acontece às 11h do próximo dia 2 de abril, junto ao espaço cultural "O Feijão".

Fonte:Folha de Candelaria