Candelária, 01 de Setembro de 2024

Metalúrgica de Santa Maria se instala em Candelária
29 de Abril de 2011

Metalúrgica de Santa Maria se instala em Candelária

O município conta com uma nova frente de trabalho desde o dia 11 de abril. Trata-se da metalúrgica Sul Tecnologia, que está instalada numa área de 2,2 mil m² na rua Gaspar Silveira Martins, no bairro Rincão Comprido (antigo endereço da Roma Tabacos). A empresa é de propriedade de João Horácio Colaço Batista e iniciou suas atividades há quatro anos, na cidade de Santa Maria, onde deverá atender por mais dois ou três meses sob a razão social de JHC Batista e Cia. Ltda. Após esse prazo, será transferida em definitivo para Candelária.

A mudança de endereço - e, em consequência, de denominação - começou a ser negociada a cerca de três meses, quando a administração municipal sinalizou interesse de instalar uma unidade da empresa na cidade. Em vista dos incentivos fiscais e físicos ofertados pelo Executivo candelariense, a metalúrgica decidiu não só ampliar sua área de atuação, mas transferir toda a linha de produção para Candelária. De acordo com o gerente administrativo da Sul Tecnologia, Marcos Batista, o apoio recebido da prefeitura foi determinante para essa mudança. "Aqui recebemos todo incentivo do município", resumiu. Em entrevista à Folha na manhã de terça, 26, ele disse que a empresa já conta com 12 funcionários, dos quais oito são candelarienses. "A previsão é de que em no máximo 90 dias a transferência esteja concluída. A meta é contratar 50 pessoas até o mês de dezembro", acrescentou, ao ressaltar que atualmente o faturamento mensal da metalúrgica oscila entre R$ 250 mil e R$ 300 mil.

PRODUTOS - A Sul Tecnologia fabrica qualquer tipo de equipamento industrial. Tem como carro-chefe a produção de maquinários para o processamento de subprodutos de origem animal (específicos a frigoríficos) e para o transporte, a armazenagem e o tratamento de resíduos de cereais. Além disso, a empresa vai seguir investindo em produtos para fumageiras, tendo em vista que o proprietário da empresa tem mais de 20 anos de experiência no ramo metal mecânico. Outra linha de atuação da metalúrgica está associada à preservação do meio ambiente, uma vez que também produz centrais para tratamento de resíduos líquidos e sólidos, contando com suporte de profissionais da área. Os equipamentos são fornecidos para todo Rio Grande do Sul e regiões de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Com relação à mão de obra local, o gerente administrativo informou que pretende investir nos profissionais de Candelária. "Queremos aperfeiçoar e treinar as pessoas que vão trabalhar na empresa. Podemos até criar grupos e oferecer cursos de usinagem, solda, desenho técnico, por exemplo", revelou. De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Habitação, Ilo Moraes, a criação desses postos de trabalho é mais uma conquista da administração municipal que possibilitará o desenvolvimento do município.

MAIS - Na visita que fez à empresa nesta semana, juntamente com o prefeito Lauro Mainardi e outros secretários municipais, Moraes informou que além da isenção de alguns impostos municipais (pelo período de um ano), a prefeitura ofereceu auxílio através do custeio do aluguel de aproximadamente R$ 3 mil até que seja feita a doação de uma área para a empresa construir sua sede própria. Nesse sentido, afirmou que em breve deverá ser assinado um protocolo de intenções com a empresa, no qual a administração se compromete a doar uma área urbanizada de 1,5 hectare (15 mil m²) para os investidores. "A administração está comprando uma área de 10 hectares na Linha Facão. Assim que estiver urbanizada, será feita a doação para que a empresa construa suas instalações e invista no município", disse, observando que para efetivar a compra será preciso concluir a medição da área e receber aprovação da Câmara de Vereadores.

Fonte:Folha de Candelaria