Candelária, 27 de Julho de 2024

Candelária mobilizou mais de 9,8 mil pessoas no Dia do Desafio
27 de Maio de 2011

Candelária mobilizou mais de 9,8 mil pessoas no Dia do Desafio

Pelo menos 9.869 candelarienses destinaram alguns minutos para a prática de exercícios físicos na quarta, 25, quando foi realizada mais uma edição do Dia do Desafio. Mundialmente conhecido, o evento é desenvolvido anualmente com o objetivo de combater o sedentarismo e incentivar, assim, os cuidados com a saúde. O número de pessoas que aderiram à atividade em Candelária é superior ao registrado no ano passado e equivale a 32,7% da população.

Neste ano, a Terra do Botucaraí teve como adversário a cidade cubana de Fomento, que mobilizou, segundo informações do Serviço Social do Comércio (Sesc) - entidade que organiza o Dia do Desafio no Rio Grande do Sul -, 53,3% da sua população. Apesar da mobilização local não ter sido suficiente para a vitória, o secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, considera que os objetivos traçados foram alcançados. Segundo observou, desde a primeira participação de Candelária no Dia do Desafio, em 1995, a mobilização da cidade soma em torno de 21% a 32% da população, contingente que considera excepcional, considerando as características do município. Segundo ele, não dá para competir com um município que apresenta, por exemplo, uma participação próxima a 60%, caso da adversária deste ano. Nesse sentido, salienta que os dados apresentados por cada cidade não são fiscalizados. De acordo com o secretário, o que vale é participar e fazer a população se conscientizar sobre a importância da atividade física, grande objetivo do Dia do Desafio. "É essa a nossa vitória", completou.

Candelária no Dia do Desafio

2005 - Candelária (32,7%) X El Colégio/Colômbia (18,2%)

2006 - Candelária (31,28%) X San Augustin/Guatemala (0%)

2007 - Candelária (26,27%) X Tabio/Colômbia (20,8%)