Candelária, 27 de Julho de 2024

Conferência de Saúde focaliza melhorias no SUS
28 de Junho de 2011

Conferência de Saúde focaliza melhorias no SUS

Com o tema "Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro", gestores, trabalhadores, prestadores de serviços e usuários da área da saúde se reuniram na última quarta-feira, 22, na 4ª Conferência Municipal de Saúde, que teve por objetivo discutir a política municipal de saúde de acordo com princípios como integralidade, universalidade e equidade. A programação se estendeu durante todo o dia nas dependências da sede da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB. O evento, acompanhado por um público de aproximadamente 120 pessoas, contou com a presença de autoridades municipais e regionais, como o prefeito municipal Lauro Mainardi, o coordenador da 13ª Coordenadoria Regional da Saúde, Paulo Augusto Gomes, o secretário municipal de Saúde de Candelária, Aristides Feistler, e o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Nelsindo de Mello Vargas.

Para o delegado regional de Saúde, Paulo Gomes, saúde não se discute em gabinete. "Saúde se constrói de forma democrática, abrindo canais de voz à comunidade", afirmou. De acordo com o prefeito municipal, nenhum governo pode se dar ao luxo de não priorizar a educação e a saúde. "Prioridade é ação", enfatizou, observando que a administração de Candelária está dando à saúde a atenção que merece, e complementou lembrando que os investimentos nessa área constituem por si mesmos um demonstrativo.

Na parte da manhã, as diretrizes, os pressupostos e outros pontos do Sistema Único de Saúde foram explanados pelo secretário municipal de Saúde de São Lourenço do Sul e também presidente da Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde - Assedisa -, Arilson da Silva Cardoso, que destacou a importância desse sistema de saúde. Cardoso explicou que o SUS vai além das unidades de atendimento, incluindo, por exemplo, a Vigilância Sanitária, que exerce a regularização e controle dos alimentos nos bares, restaurantes, entre outros. "Em 2010 o SUS procedeu 3,6 bilhões de atendimentos", informou Cardoso. Ainda pela manhã, foram eleitos delegados e suplentes que irão representar o município na 6ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece entre 1° e 4 de setembro, em Tramandaí.

Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Aristides Feistler, a Conferência foi ao encontro dos projetos de planejamentos de saúde da gestão municipal. "As propostas feitas pelos grupos no evento servirão como diretrizes para o planejamento e desenvolvimento das ações da secretaria de Saúde", disse Feistler.

Os delegados eleitos

Usuários

Titulares: Nelcindo de Mello Vargas, Odete Ferreira Ullmann, Alan Gabriel Karnopp e Zoni Porto Rehbein. Suplentes: Cleide Marion, Gessi M. Oliveira, Elisângela A. Almeida e Nara Gisa Cruz Marques;

Trabalhadores em Saúde

Titulares: Alessandra I. Kothe Carniel e Líria Maria dos Reis. Suplentes: Neuza Pasa e Silvana Spall;

Governo e prestadores

Titulares: Paulo Kirst e Jaira Inês Diehl. Suplentes: Sanderlei Pereira e Leila Marisa Ferreira Oliveira.

Fonte:Folha de Candelaria