ESCLARECIMENTO
...
Em relaç?o ? matéria veiculada no Jornal de Candelária na data de 15 de setembro de 2023, é importante, a bem da verdade e da boa informaç?o, apresentar alguns esclarecimentos, além de consideraç?es oportunas.
A informaç?o de que Candelária está na posiç?o 406 no ranking estadual do Sistema de Avaliaç?o do Rendimento Escolar do RS (SAERS), que mede o conhecimento de estudantes do Ensino Fundamental e Médio nas disciplinas de Portugu?s e Matemática, está correta. No entanto, é correto dizer também que esta colocaç?o n?o é pontual, ou seja, foi sendo construída ao longo de vários anos. A mudança de tal indicador também n?o se dá do dia para a noite, passando, necessariamente, por uma série de aç?es e iniciativas. Importante ainda frisar que a posiç?o do município no ranking também considera a avaliaç?o do conhecimento dos alunos do Ensino Médio, que n?o s?o atendidos pelas escolas municipais.
Se a pauta negativa é justificada por envolver um tema relevante, relacionado ? educaç?o do município, também é justo esperar que a citada matéria destacasse as aç?es que s?o desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educaç?o, com o objetivo de recompor as aprendizagens e melhorar os índices da educaç?o da Rede Municipal de Educaç?o. Mas esse contraponto, infelizmente, n?o constou da reportagem, o que deve ser lamentado, pois revela o desinteresse em informar o que já está sendo feito para reverter o quadro. No contato com a reportagem do jornal, foram feitos diversos esclarecimentos e informadas algumas aç?es desenvolvidas desde a pesquisa diagnóstica realizada em 2021.
Com o objetivo de informar de forma mais correta a opini?o pública a respeito do tema, seguem algumas aç?es desenvolvidas:
- Reuni?o com equipes gestoras das escolas municipais para reflex?o sobre o processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, a elevaç?o dos níveis de aprendizagem;
- Formaç?o continuada de professores alfabetizadores com encontros mensais;
- Assessoria pedagógica ?s professoras alfabetizadoras com visitas em cada turma;
- Aulas de recomposiç?o de aprendizagens para estudantes dos anos iniciais, através do Projeto “Contemplar”, em relaç?o ao qual, vale destacar, o município recebeu menç?o honrosa pelo Ministério Público do RS no ano de 2022;
- Aula de reforço para os estudantes dos anos finais, no turno inverso, com professores especialistas em Língua Portuguesa e Matemática.
- Ades?o a Programas de políticas públicas de nível federal e estadual: “Tempo de Aprender”, “Criança Alfabetizada” e “PARC - Programa de Alfabetizaç?o em Regime de Colaboraç?o - Alfabetiza Tch?”, que proporcionam formaç?o continuada aos professores e recursos para a contrataç?o de Assistentes de Alfabetizaç?o ?s turmas de 1? e 2? Anos.
- Acompanhamento na aplicaç?o da avaliaç?o de flu?ncia em leitura com os estudantes do 2? Ano, refletindo com os professores sobre o processo de aprendizagem de cada estudante.
Tais aç?es certamente se somar?o a outras que ainda ser?o implantadas com a mesma finalidade de colocar Candelária em patamares melhores nos índices educacionais. Neste sentido, vale registrar que a municipalidade está investindo em melhoria na sua estrutura física, tendo recentemente, por exemplo, incorporado o prédio do complexo da Ulbra ? rede municipal. A par disso, a secretaria municipal de Educaç?o já trabalha para inserir a robótica educacional em ambientes escolares, projeto que, aliado a outras soluç?es tecnológicas, prometem melhorar os níveis de ensino e a aprendizagem em nível municipal. Porém, vale lembrar mais uma vez, que a mudança dos índices educacionais envolve um processo que n?o é rápido, exigindo paci?ncia e persist?ncia, além de uma uni?o de esforços das comunidades escolares e da comunidade em geral.