Candelária, 01 de Setembro de 2024

Centro Social Amigo da Criança agora tem site
12 de Julho de 2011

Centro Social Amigo da Criança agora tem site

A ideia de duas alunas da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) de fazer com que as informações, notícias e a realidade do município sejam produzidas pelas próprias crianças do Centro Social Amigo da Criança de Candelária está concretizada. Prova disso é o site candelaria-rs.com.br/centrosocial.

O pontapé inicial dessa atividade deve-se às voluntárias Natália Machado e Lilian Alves, acadêmicas do Curso de Relações Públicas. As atividades, realizadas por 13 crianças e adolescentes, foram a gravação de vídeos e redação de textos jornalísticos com a finalidade de serem divulgados no site. A estrutura da página na web foi construída pelo departamento de Informática da Prefeitura. A partir daí, a responsabilidade das atualizações de informações serão exclusivamente dos alunos e profissionais do Centro.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Leandra Sartori, a ação voluntária realizada pelas acadêmicas serviu como estímulo e aumentou a autoestima das crianças e dos adolescentes. "Eles se sentem valorizados, pois estão ajudando na divulgação do nosso município", explica Leandra. Para a coordenadora do Centro Social, Vera Regina Becker, essa ferramenta veio preencher uma lacuna nas atividades do Centro. "Além de ensinar aos alunos as inovações que o mundo oferece, o site revela novos talentos", explica Vera. Na avaliação da acadêmica Natália Machado, o resultado superou todas as expectativas. "Entrei no Centro acreditando que só ensinaria, mas saí com muita aprendizagem".

ESTRUTURA - O Centro Social Amigo da Criança, localizado no bairro Ewaldo Prass, n° 2011, é um espaço mantido pela Prefeitura de Candelária. Como extensão da Secretaria de Assistência Social, ele conta com cerca de 100 alunos - crianças e adolescentes de seis a 16 anos em situação de vulnerabilidade social - no turno oposto ao escolar. No local são servidas três refeições: café, almoço e lanche (alunos da manhã recebem café e almoço e os da tarde, almoço e lanche). Além de reforço escolar, as crianças contam com oficinas de dança, capoeira, artesanato e atividades esportivas. A equipe é formada pela supervisão da secretaria de Assistência Social, duas cozinheiras, duas funcionárias para serviços gerais, uma monitora, três professoras de reforço escolar, uma professora de artes e uma coordenadora. Para participar das atividades realizadas no Centro, as crianças e adolescentes precisam estar na faixa etária estipulada e obrigatoriamente matriculadas e frequentando a escola. As ações integram as filosofias de trabalho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e de Apoio Sócio-Educativo em Meio Aberto (Asema), do governo do Estado.