Candelária, 01 de Setembro de 2024

Coleta de Lixo Eletrônico em Candelária – Prefeitura Municipal e Fecomércio
15 de Agosto de 2011

Coleta de Lixo Eletrônico em Candelária – Prefeitura Municipal e Fecomércio

Na última quinta feira, 11, uma comitiva do Serviço Social do Comércio – SESC, esteve no Gabinete do Prefeito Lauro Mainardi, com a finalidade de convidar Candelária para fazer parte da campanha que visa receber o lixo eletrônico do município. O prefeito candelariense por sua vez, não exitou e assinou o contrato de adesão para que o município participe e receba o lixo eletrônico.

A campanha foi idealizada pelo Sistema Fecomércio (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul) que é uma entidade sindical, atuante no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A entidade estima retirar cerca de 100 toneladas de resíduos do meio ambiente. A população poderá levar os itens de telefonia e informática pós consumo, até o ponto de coleta.

A motivação para a elaboração do projeto, acontece devido a necessidade de superação de desafios no setor de resíduos, de forma a atender às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010.

Ciente do compromisso que o setor terciário tem nas questões de sustentabilidade, e no mês em que comemora seus 66 anos de atuação, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac lançou neste mês, agosto, a Campanha de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos e Telefonia Pós-Consumo, que irá retirar do meio ambiente itens como celulares, baterias, telefones de mesa, cabos, computadores e monitores, entre outros, dando destinação correta a eles.

Em Candelária, o posto de coleta será na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na Rua Botucaraí, nº 1025, bairro Centro (ao lado da Delegacia de Polícia Civil), no período de 19 a 23 de setembro. Os responsáveis pelo recebimento do material são o capataz Martial Laurentino da Silva e a estagiária Daiane Luisa Schwantes.

A meta é de que 100 toneladas de resíduos e 20 mil celulares e baterias sejam retirados do meio ambiente. Por meio de parcerias com as unidades de Sesc e Senac, sindicatos, prefeituras municipais, entidades e empresas, a Fecomércio-RS irá disponibilizar diversos postos de recolhimento desses itens no Rio Grande do Sul, no período de 4 de agosto até 30 de setembro, sendo que cada município terá uma agenda própria para o dia do recebimento, que no caso de Candelária, citado anteriormente, será nos dias 19 a 23 de setembro.

Em uma parceria com a empresa Trade Recycle, que irá recolher os resíduos e fará ainda, toda a desmanufatura, descaracterização e reciclagem de 100% do que for coletado. Conforme o vice-presidente e coordenador do Conselho de Sustentabilidade da Fecomércio-RS, Joarez Venço, de tudo o que for recolhido pela campanha, 5% serão enviados para a Bélgica, que possui a tecnologia para a extração de metais. “O objetivo do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac com o lançamento da campanha é mobilizar o setor terciário e conscientizar cidadãos sobre a importância da destinação correta de equipamentos eletrônicos e telefonia”, explica Venço.

A estimativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é de que, até 2030, o Brasil produzirá 680 mil toneladas/ano de resíduos eletrônicos, e cada brasileiro será responsável pela geração de 3,4 quilos desse lixo digital. Outro dado preocupante: até 2020, o volume de resíduos procedentes de computadores crescerá 400% em países como a Índia e a África do Sul.

Em função disso, é muito importante que o lixo agressor do meio ambiente, seja corretamente descartado e coletado, para que não haja maiores problemas ambientais. Fique atento aos dias da coleta e faça a sua parte para o desenvolvimento de Candelária e cuidados com o ambiente que pertence a todos!

Mais informações pelo www.fecomercio-rs.org.br.

Assessoria de Comunicação Sistema Fecomércio-RS: (51) 3284-2177 /  (51) 3284-2108

E-mail: ascom@fecomercio-rs.org.br / www.agencia.fecomercio-rs.org.