Candelária, 01 de Setembro de 2024

Projeto ‘Plante Mais Verde em Sua Vida’
15 de Agosto de 2011

A Prefeitura de Candelária, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, contempla Candelária com o projeto ‘Plante Mais Verde em Sua Vida’, que foi instituído em 2009 e tem como objetivo a adequação da arborização urbana. A secretaria faz a substituição das árvores que estão inadequadas, pois, suas raízes crescem e danificam as calçadas, bem como sua altura danifica a fiação elétrica.

Conforme explica a diretora da divisão do meio ambiente, Lidiane Ratdke, a secretaria busca orientar a população com relação às podas, cortes e a substituição das árvores, pois cada local recebe espécies distintas, levando em conta a altura atingida por cada árvore.

Portanto, quem quiser fazer a substituição das árvores, deve ir até a secretaria e preencher um formulário especifico para o corte ou para a poda. Em seguida, o responsável técnico fará a avaliação das árvores, autorizando ou não a poda ou corte das mesmas. A extração total das árvores ocorre quando estas, estão em más condições sanitárias, ou seja, quando há fungos e bactérias ou se estão danificando as estruturas físicas da cidade.

Segundo Lidiane, a AES Sul fez por duas vezes doações de mudas, mas geralmente é a própria secretaria quem adquire. A empresa faz as podas para preservar as redes elétricas, pois, possui licenciamento estadual do DEFAP (Departamento de Florestas e Áreas Protegidas), órgão da Secretaria do Meio Ambiente responsável pela política florestal e gestão de unidades de conservação do estado. Entretanto, a DEFAP exige que a cada árvore retirada, a empresa faça reposição florestal com um número X de mudas anualmente.

Em função desta exigência, e, por muitas vezes não terem disponibilidade de cumpri-las, a AES Sul doa as mudas para as secretarias municipais de cada cidade e estas, realizam o replantio. Em Candelária, a primeira remessa de mudas doadas para o Projeto João de Barro, foi de 360 e na segunda remessa vieram 280 mudas diversificadas e especificas para a arborização urbana.

São três espécies de mudas de árvores de grande porte que vieram nestas remessas, a Sibipiruna, a Pata de Vaca e a Manduirana. E, as de menor porte são a Murta, o Calistêmio e a Quaresmeira. Quem tiver interesse em adquirir as mudas, e que já tiverem os canteiros prontos, poderão solicitar na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Lidiane ressalta ainda, que nas principais ruas da cidade, os próprios técnicos da secretaria já estão realizando a substituição das árvores, conforme a disponibilidade de tempo e pessoal, e orienta a população de que os canteiros sejam quadrados e com medidas de no mínimo 60 cm X 40 cm.

As mudas possuem cerca de 2 metros de altura e um custo consideravelmente elevado, em torno de R$ 9,00, e a doação da AES Sul foi bem vinda, tanto para o orçamento municipal, quanto para a arborização e preservação do meio ambiente. A diretora revela ainda, que os maiores danos ocorrem nos finais de semana em período noturno, principalmente na Avenida Pereira Rego, e alerta a população para que preserve as plantas, pois onera custos ao município e que poderiam ser investidos em outras melhorias. E chamou a atenção,  de que não façam a poda ou corte antes de consultar a secretaria responsável.