Candelária, 01 de Setembro de 2024

Fogo Simbólico
16 de Agosto de 2011

Fogo Simbólico

A manhã desta segunda feira, 15, foi marcada pela abertura das comemorações pelo Dia da Pátria, com o recebimento da septuagésima - quarta Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. A cerimônia ocorreu no coreto da Praça Alberto Blanchard da Silveira e estiveram na ocasião o prefeito de Candelária, Lauro Mainardi, o vice-prefeito Rui Beise, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Marco Treichel, a secretária de Educação Maria Cristina Lopes, o secretário de Habitação, Indústria e Comércio, Ilo Moraes, o presidente do Grupo Escoteiros do Botucaraí, Julio Massirer, o coordenador da trilha Alberto de Oliveira, representando a Brigada Militar, o sargento Alceu Pagel e a gerente da agência dos correios de Candelária, Juliana Knak.

O fogo simbólico da pátria surgiu da idéia de um grupo de patriotas gaúchos que buscava em 1936 um símbolo que representasse o patriotismo do povo brasileiro. A lembrança do fogo que vem acompanhando o homem desde o inicio da evolução humana, unindo raças e povos, fizeram com que ele fosse o escolhido como o símbolo buscado.

A idéia foi acolhida e ampliada, tornando-se uma corrida de revezamento, cujo objetivo era percorrer todo o chão da pátria e se denominaria como a “Corrida do Fogo Simbólico da Pátria”. Assim, a corrida foi realizada pela primeira vez no ano de 1938, sendo, sempre promovida pela Liga da Defesa Nacional, constituindo-se em um dos atos de abertura da Semana da Pátria.

Todos os anos dois temas são escolhidos para reflexão durante o evento. Este ano no estado do Rio Grande do Sul, uma legião da boa vontade é que será homenageada por sua destacada ação solidária em prol de famílias em estado de vulnerabilidade social. Haverá também, uma homenagem nacional ao padre Roberto L. de Moura.

A centelha foi passada pelo coordenador da trilha Alberto Oliveira, para o chefe do Executivo de Candelária, Lauro Mainardi. A chama da pátria permanecerá sobre a guarda da Brigada Militar, até a abertura da Semana da Pátria, no dia 1º de setembro e a partir deste dia, acontecerão na Praça Alberto Blanchard da Silveira, solenidades diárias com o hasteamento e arriamento das bandeiras.