Candelária, 01 de Setembro de 2024

1ª Semana de Prevenção à Violência em Candelária
18 de Agosto de 2011

1ª Semana de Prevenção à Violência em Candelária

Candelária está na luta para combater a violência. No último dia 16, na Igreja Sinodal, ocorreu a abertura da 1ª Semana de Prevenção à Violência de Candelária, que debateu sobre temas relacionados aos diversos tipos de violência que assolam as sociedades de qualquer lugar do mundo. A idealização é da Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria de Assistência Social e do Gabinete da Primeira Dama e contou com o apoio de diversas entidades do município.

Estiveram na ocasião, o prefeito Lauro Mainardi, os secretários municipais, representantes de entidades, de sindicatos, de escolas, de comitês, de associações, da Brigada Militar, de entidades religiosas, de agências bancárias, profissionais da área e a comunidade em geral. Também prestigiaram o evento, visitantes de oito municípios, Cachoeira do Sul, Encruzilhada do Sul, Cerro Branco, Vera Cruz, Sobradinho, Rio Pardo, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.

Levando em conta que a violência está presente todos os dias e que se manifesta de diversas formas, o município mobiliza a comunidade em prol da luta para combatê-la, realizando projetos e eventos para diminuir a desigualdade social.

Em Candelária o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Cuidar), o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social – Aconchego), CMI (Centro Municipal do Idoso) e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), prestam serviços sistemáticos de proteção social, especialmente para famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, acolhendo crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência que necessitam de cuidados especiais.

A secretária municipal de Assistência Social, Leandra Sartóri destacou que o principal objetivo do evento é proporcionar momentos de reflexão, mobilização e capacitação para o enfrentamento, no dia-a-dia do trabalho da assistência social junto à comunidade, contra as diversas manifestações de violência, seja urbana ou rural. “Sempre na perspectiva de valorização da vida”, pontuou Leandra.

As atividades desenvolvidas durante a Semana de Combate à Violência de Candelária contribuem para que a sociedade tenha conhecimento das formas de manifestação da violência e de como combater, e ainda, contribui para a capacitação dos profissionais das áreas relacionadas, mas principalmente a conscientização e prevenção.

Em sua fala, o prefeito candelariense Lauro Mainardi ressaltou que “É inadmissível que o ser humano, o cidadão, possa ainda, no século XXI ser violentado por todas aquelas formas em que se manifesta a violência, seja com crianças, adolescentes, idosos ou deficientes. O mundo não está violento, quem o torna violento são as pessoas”, concluiu Mainardi.

A programação foi composta por mesas redondas, bate-papos, palestras, painéis, atrações artísticas e culturais, confraternizações, distribuição de materiais no trânsito e o encerramento, hoje à tarde, com a Caminhada e Pedágio à Favor da Cultura de Paz.

O primeiro encontro foi para discutir sobre a municipalização do trânsito, sinalização e melhorias variadas, garantindo informação e educação conforme Código de Trânsito Brasileiro, com representantes da Brigada Militar de Candelária, da Secretaria Municipal de Transportes, Obras Públicas e Dep. Trânsito, do Conselho de Trânsito, da JARI e do Colégio Medianeira. Também, foram distribuídos materiais informativos na Avenida Pereira Rego.

Na quarta feira, 17, no Clube Rio Branco, ocorreu IV Encontro de Combate e Enfrentamento à Violência de Candelária. Neste dia, a discussão foi sobre o trabalho infantil com representantes da CEREST, sobre o idoso com a psicóloga Zhélide Quevedo, sobre a deficiência, com o tema específico de Cuidador, ministrada por Vera Lucia Negrini e sobre a violência sexual, com a representante da Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul, Lisandra Carvalho.

Também, foi possível conferir, no dia 17, no Clube Rio Branco, a apresentação do I Pelotão Mirim da Brigada Militar, com a apresentação da Banda Comunitária, que é um dos projetos do Poder Executivo, realizados através da Secretaria de Assistência Social de Candelária, que visa tirar crianças das situações de risco e vulnerabilidade social, afastando-as inclusive das diversas manifestações da violência.

Na quinta feira, 18, foi a vez do 2º Encontro Mulher em Foco, na ESF Bairro Marilene, com o debate sobre a violência contra a mulher, tendo como palestrante a escrivã Scheila Weber, da Delegacia de Polícia Civil de Sobradinho e Coordenadoria da Mulher, o Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, ministrado por Lucélia Carrão, Sarjento da Brigada Militar de Candelária, a conscientização sobre o Trânsito, na EMEF São João Batista de La Salle, com a participação 2º Batalhão Rodoviário Brigada Militar.

E por fim, no dia 19, sexta feira, os temas que serão discutidos são com relação ao Bullying e a Cultura de Paz, com a painelista Graziele Busatto, assistente social do CRAS Aconchego e representantes do Colégio Medianeira e contando ainda, com a apresentação do teatro Projovem Adolescente sobre Bullying.

Para encerrar as atividades da semana dedicada a combater a violência, está programado para as 14 horas de sexta feira, 19, a Caminhada e Pedágio (simbólico) à Favor da “Cultura da Paz”, que sairá do Centro Social Amigo da Criança, no bairro Ewaldo Prass e irá até a Av. Pereira Rego. Todos estão convidados a participar e usar uma peça de roupa branca para a propagação da paz.