Candelária, 01 de Setembro de 2024

Infomóvel
29 de Agosto de 2011

Infomóvel

É muito importante o uso da informática de forma segura, simples e ao mesmo tempo eficaz, proporcionando e auxiliando a todos na busca do conhecimento, seja ele qual for. Hoje em dia, quem falar que não tem importância a informática para ele, está muito enganado. São tão rápidas as mudanças no nosso tempo que, mais do que nunca temos que nos capacitar e aprimorar nossos conhecimentos às novas tecnologias que surgem todos os dias.

Neste sentido, também devemos levar em conta que muitos ainda não têm o conhecimento da informática, e, para perceber a importância, primeiro é necessário adquiri-lo. E foi isso, que impulsionou a transformação de um ônibus em uma sala de computação que leva o conhecimento em informática para as comunidades e escolas do interior de Candelária. O projeto foi idealizado pela Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria Municipal de Educação, contando com o apoio da Aliance One. O veículo é chamado de Infomóvel.

O espaço é climatizado, equipado com 10 computadores, 1 impressora, biblioteca com mais de 500 exemplares de livros, televisão e DVD. Estão sendo adquiridos 11 noteboocks por meio de recursos do salário educação, pois, devido aos trajetos percorridos nas estradas de chão, os computadores acabam danificando-se com maior facilidade.

Além de trabalhar com a didática através de jogos, também é ensinado a digitação, teatro e dinâmicas de leituras para as 500 crianças que utilizam o ônibus equipado. O trabalho é desenvolvido e orientado por Viviane Welker, monitora do CIEE.

Muitos dos usuários nunca tiveram qualquer conhecimento em informática, então é explicado passo a passo aos alunos, “cada um vai no seu ritmo, quem tem mais habilidade aprende mais rápido”, explica Maria Cristina Soares Lopes, secretária de educação.

Nos últimos anos, a utilização da informática na educação vem crescendo consideravelmente. Essa utilização vem permitindo a criação de várias experiências de aprendizagem. O resultado dessas experiências evidencia a grande versatilidade da informática na educação.

Seu uso adequado oportuniza o desenvolvimento e a organização na construção do pensamento, bem como, desperta o interesse e a curiosidade dos alunos, elementos fundamentais para a construção do conhecimento.

São investimentos como estes que levaram Candelária a alcançar o terceiro lugar no ranking da educação na Região do Vale do Rio Pardo e Centro Serra. São esses projetos, que ganham destaque e levam maior conhecimento aos alunos, diversificando as formas de aprendizagem, para, dessa forma, estimular os pequenos a aprender cada vez mais, completou o prefeito Lauro Mainardi.