Candelária, 01 de Setembro de 2024

1ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE TURISMO REGIÃO DOS VALES/RS
31 de Agosto de 2011

1ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE TURISMO REGIÃO DOS VALES/RS

Na última quinta-feira, 25, ocorreu no Centro Administrativo Municipal de Encantado, a 1ª Conferência Regional de Turismo dos Vales. A realização do acontecimento foi da Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul (SETUR) e Associações dos Municípios de Turismo da Região dos Vales AMTURVALES - Vale do Taquari, Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo - ATURVARP e Associação dos Municípios do Vale do Caí – AMVARC.

O município de Candelária esteve representado pela turismóloga Ingrid I. Petry Kinukawa, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, por Belarmino Steffanello, através do Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues, por Ruy Kellermann Júnior, turismólogo, guia de turismo e proprietário da Rota Aventuras - Agência de Turismo Receptivo e de Aventura e Sílvia Becker, representante da Rota Turística Caminho dos Tropeiros e também, proprietária do Aqueduto, patrimônio arquitetônico, e um dos pontos turísticos mais visitados no município.

A Conferência Regional de Turismo tem como objetivo propor diretrizes a serem encaminhadas a Secretaria de Turismo do Estado, a qual realizará a Conferência Estadual de Turismo no mês de Dezembro em Porto Alegre. Esta, por sua vez, contribuirá para a formulação do Plano Estadual de Turismo do RS.

Dentre os assuntos discutidos no encontro, destaca-se a perspectiva do turismo como vetor do desenvolvimento do Rio Grande do Sul e o papel do poder público, a reestruturação da rede de governança que sustenta a Gestão Descentralizada e Compartilhada do turismo, a estratégia de regionalização e estruturação de produtos turísticos e a divisão das Microrregiões para discutir as propostas - Discussão em grupos para elaboração de propostas e responsável (matriz de responsabilidades) e hierarquização de prioridades.

A secretaria de Turismo do Estado, Abgail Pereira destacou que os encontros regionais servem para uma aproximação do governo com a população e têm o objetivo de discutir, analisar, debater os rumos e a estratégia de desenvolvimento para o Estado. "Este Rio Grande é um mosaico de diversidades. Temos de transformar o nosso orgulho cantado em verso e prosa em oportunidade. Nós precisamos que o romantismo saia da passionalidade e entre no rumo do desenvolvimento, da qualificação da nossa oferta turística e dos nossos gestores públicos e privados", avaliou.

Encontro em São Pedro do Sul: No dia 11 de agosto, em São Pedro do Sul foi realizada a 1ª Conferência Regional Temática de Turismo Paleontológico que reuniu os municípios da região central, incluindo Candelária. Estes, que se integram na Rota Paleontológica, discutiram futuras ações para a organização do segmento e a importância do tema, que é extremamente relevante devido ao patrimônio cultural e turístico com atratividade internacional.

Candelária esteve representada pela turismóloga Ingrid I. Petry Kinukawa, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, por Carlos Rodrigues, através do Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues e Sílvia Becker, representante da Rota Turística Caminho dos Tropeiros e proprietária do Aqueduto.