Candelária, 01 de Setembro de 2024

Plantio de Mudas – Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente
31 de Agosto de 2011

Plantio de Mudas – Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente

As pessoas estão se dando conta da importância de plantar árvores. Pela sombra, pela beleza, pelos frutos, pelo verde, pela manutenção dos sistemas da terra, pela busca de um novo equilíbrio do ser humano ou da natureza.

Infelizmente, porém, um plantio local e eventual ainda é muito pouco no esforço de reflorestamento necessário à preservação do planeta se, paralelamente, não mudarmos certos hábitos. Inúmeras atividades humanas causam, direta e indiretamente, a destruição contínua de árvores em todo o mundo.

E, é neste sentido que a Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou no último sábado 27, o plantio de 300 mudas de árvores nativas na localidade do Alto Passa Sete.

A ação foi realizada por meio do Projeto João de Barro – Corredor Ecológico do Rio Pardo. O Lions Clube Centro recebeu as mudas da Afrubra e a secretaria de agricultura e meio ambiente efetuou a retirada das mesmas no Hortoflorestal da Afubra na localidade de Rincão Del Rey em Rio Pardo.

A Diretora da Divisão de Meio Ambiente Lidiane Radtke orientou e auxiliou a equipe formada pelos integrantes do Lions, da secretaria e o proprietário, Irineu Bruno Ristow, a executar o plantio das mudas.

Reflorestar a Terra é fundamental para revertermos o quadro de degradação global. Mas podemos e devemos, acima de tudo, rever nossos hábitos, refletir sobre nossas reais necessidades, racionalizar o consumo, combatendo o consumismo e o desperdício. Incorporar na nossa rotina o hábito de recusar embrulhos desnecessários, adotar embalagens retornáveis, reaproveitar papéis, repartir impressos (como jornais e revistas), economizar água e separar o lixo para a reciclagem e compostagem já é um começo. Portanto, caro leitor, plante árvores e preserve o meio ambiente.

Plante no jardim, na calçada, na escola, no terreno baldio, nas encostas da Serra do Mar. Mas também faça algo que está bem ao seu alcance: jogue menos árvores no lixo.