Candelária, 01 de Setembro de 2024

Caminhada Cívica
08 de Setembro de 2011

Caminhada Cívica

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois, marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Próximo ao riacho do Ipiranga, Dom Pedro levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil.

A partir desse momento, todos os anos o país celebra esta data com a Caminhada Cívica. Em Candelária, a realização é da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Turismo, Cultura e Esporte e da Educação e foi realizada no último domingo, 04, antecipando a data e reverenciando a Pátria.

O dia ensolarado e quente colaborou para que os mais de 8 mil espectadores fossem para as ruas e prestigiassem o evento, que bateu o recorde de público, superando todos os outros anos na história dos desfiles em Candelária.

O desfile iniciou às 13h30min, com a presença de autoridades e lideranças locais no palanque oficial, na Praça Alberto Blanchard da Silveira. Fizeram-se presentes, o prefeito Lauro Mainardi, acompanhado da primeira Dama, Jussara Mainardi, o vice prefeito, Rui Beise, e os secretários, Euclides Rodrigues, Marco Treichel, Leandra Sartori, Maria Cristina Soares Lopes, Paulo Butzge, Aristides Feistler e Jorge Mallmann, que foi o mestre de cerimônias.

A abertura do desfile foi feita pelas soberanas do município, a rainha Vanessa Christmann e as princesas Rafaela Ellwanger e Sabrina Kohl, acompanhadas pelos mascotes, o Candino e a Candina.

Logo após, foi a apresentação do I Pelotão Mirim com a Banda Comunitária, projeto idealizado pela Prefeitura Municipal, através da secretaria de Assistência Social e do Gabinete da Primeira Dama, que foi gerido pelo Sargento Francisco Velloso, maestro da banda.

Em seguida, um dos momentos mais aguardados da comemoração da Semana da Pátria, foi a apresentação da Banda de Música da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, da cidade de Santa Maria, composta por 24 militares, entre músicos profissionais e aprendizes oriundos de organizações militares. A banda apresenta atualmente como regente/mestre o subtenente Jorge Berghahn, auxiliado pelo contramestre 1º sargento Adelar Rodrigues. Uma representação do 1º Regimento de Carros de Combate (RCC) de Santa Maria, também acompanhou a apresentação em Candelária, com a presença do comandante, o Coronel Flavio Santos Lajóia Garcia.

O desfile iniciou em frente ao Banco do Brasil e foi até a Sorveteria Gut, na Avenida Pereira Rego. O primeiro educandário a passar na avenida foi a EMEI Dona Tereza, que participou pela primeira vez do desfile. Na seqüência, as Escolas Multisseriadas, a Escola Mário Vaz Ribeiro, a Escola Cristo Rei, a escola Professor Penedo, a Escola Fábio Nackpar, a Escola Percílio da Silveira, a Escola La Salle, a Escola Adão Jaime Porto e a Escola Dinarte, que mostraram seus projetos.

Posteriormente, foi a vez das escolas com bandas fazerem suas apresentações, o Colégio Medianeira foi o primeiro a demonstrar o trabalho desenvolvido com os alunos, logo em seguida, as escolas São Paulo, Lepage e Guia Lopes, que encerrou a caminhada cívica. O Colégio Concórdia/ ULBRA não participou, devido ao falecimento de dois familiares de seus funcionários.

As fotos do desfile encontram-se no site da prefeitura de Candelária:

www.candelaria-rs.com.br