Candelária, 01 de Setembro de 2024

Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor
09 de Setembro de 2011

Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor

Na manhã da última terça feira, 6, esteve na prefeitura de Candelária, o engenheiro agrônomo Luiz Rogério Boemeke, com a finalidade de entregar nas mãos do prefeito Lauro Mainardi o relatório das atividades desenvolvidas pelo CAPA – Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor, projeto da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – mediante convênio de prestação de serviços mantidos pelo município e refere-se as atividades desenvolvidas de setembro de 2010 a setembro de 2011 no município.

O trabalho desenvolvido com os grupos de agricultores e de jovens busca alternativas tecnológicas de saúde e alimentação, de diversificação de renda e de produção, principalmente do cultivo do fumo, de industrialização, transporte e comercialização. Para isso, a equipe técnica do CAPA, baseia-se nos princípios da Agroecologia, na organização comunitária e no cooperativismo. A equipe é formada pelo engenheiro agrônomo, pelo técnico agrícola, Augusto Weber e pela nutricionista Melissa Froehlich.

Segundo Boemeke, a iniciativa deve partir do produtor, “trabalhamos o que podemos com a divulgação e incentivo, mas não podemos forçar ninguém a buscar alternativas, somos um ator, nesse cenário de transição na busca de outras culturas”, pontuou o engenheiro.

O CAPA trabalha em Candelária desde os anos noventa. A partir de 2000 o trabalho tornou-se mais sistemático acompanhando alguns grupos e chegando a firmar um convênio com a AFECAN – Associação dos Feirantes Ecológicos de Candelária e conta ainda, com o apoio da EMATER.      Recentemente um grupo de agricultores do Chapadão estreitou relações com o CAPA através da Apicultura e daí, para outras atividades como a produção de grãos, erva mate e fruticultura, através da ECOVALE – Cooperativa Regional de Agricultores Familiares Ecologistas Ltda., canal de comercialização dos produtos produzidos pelos grupos. Esta relação estendeu-se para o Grupo dos “Bananeiros”, da localidade de Passa Sete e também, para o grupo de agricultores do Roncador.

O engenheiro Boemeke, explicou ainda, que os critérios para o cultivo dos produtos em cada localidade, são eleitos a partir das vocações, das tradições, das predileções, etc. de cada lugar.

Conforme o secretário da agricultura e meio ambiente, Marco Treichel, a prefeitura de Candelária autorizou e está renovando o convênio com o CAPA, o projeto já está no jurídico, para os procedimentos legais e será renovado às bases já existentes entretanto, no decorrer do período, se necessário, será revista essas bases e estão sujeitas a alterações, como por exemplo, o ingresso de mais produtores, o que, acarretaria no aumento de horas.

Os produtores que tiverem interesse me aderir ao projeto, devem entrar em contato com a secretaria de agricultura e meio ambiente, posteriormente o CAPA faz a análise do local, analisa ainda, a viabilidade, o interesse e a afinidade. O grupo deve ser formado por no mínimo, 5 produtores.

O que é Agroecologia: O conceito de agroecologia quer sistematizar todos os esforços em produzir uma proposta de agricultura abrangente, que seja socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. Na agroecologia a agricultura é vista como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza rica em diversidade, vários tipos de plantas, de animais, de microorganismos, de minerais e de infinitas formas de relação entre estes e outros habitantes do planeta terra. Não podemos esquecer que a agroecologia engloba modernas ramificações e especializações, como: agricultura biodinâmica, agricultura ecológica, agricultura natural, agricultura orgânica, os sistemas agro-florestais, permacultura, etc.