Candelária, 27 de Julho de 2024

Abertura da Semana Farroupilha
13 de Setembro de 2011

Abertura da Semana Farroupilha

A revolução separatista durou 10 anos no Brasil Imperial do século XIX.
O movimento foi deflagrado por causas político-econômicas no Rio Grande do Sul durante todo o período colonial. Os combatentes eram chamados de farrapos, pois, não dispunham de uniformes e de armamentos adequados para combater em uma guerra.

Triunfo, terra de nascimento do general Bento Gonçalves, líder da Revolução Farroupilha, foi palco de várias batalhas e a mais sangrenta delas ficou conhecida como Combate do Fanfa.

A Semana Farroupilha nasceu com o Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG, em l947, e teve sua primeira chama acesa neste ano. Em l964 foi oficializada a Semana Farroupilha no Rio Grande.

Desde então, todo o estado comemora o mês farroupilha com festividades nos Centros de Tradições Gaúchas, com atrações tradicionalistas artístico-culturais, mantendo a chama crioula acesa durante todo o período de comemoração, mobilizando a comunidade para a guarnição da chama e no dia 20, data em que se comemora o dia do gaúcho, o encerramento é feito com o desfile farroupilha pelas ruas de todo o Rio Grande do Sul.

No último sábado, 10, chegou à Candelária a Chama Crioula trazida pelos Cavaleiros do Grupo Sentinela dos Pampas, que partiu da Ilha do Fanfa no dia 3, tendo como destino o município de Candelária. A ocasião marcou a abertura oficial da Semana Farroupilha do município e chegou ao CTG Sentinela dos Pampas, por volta das 10h00min, após percorrer as Avenidas Pereira Rego e Marechal Deodoro, em um belo dia de sol e calor, que reuniu autoridades, representantes do CTG e de entidades municipais.

Estiveram presentes, o prefeito Lauro Mainardi, a secretária de educação, Maria Cristina Lopes, o secretário de cultura, turismo e esporte, Jorge Mallmann, que foi o mestre de cerimônias do evento, a secretária de assistência social e também patroa do CTG Sentinela dos Pampas, Leandra Sartori, acompanhada do patrão Rodrigo Sartori e de outros integrantes da patronagem, das invernadas artísticas, das prendas, dos peões e do Grupo de Cavaleiros Sentinela dos Pampas. Também fizeram-se presentes, os vereadores Flamarion Galetto, Alan Wagner, Cristiano Becker e Cristiano Cunha.

Ao pronunciar-se, o prefeito Mainardi parabenizou a equipe do CTG e igualmente os Cavaleiros que percorreram cerca de 200 km, trazendo a chama para Candelária “Saúdo a todos, principalmente aos cavaleiros, que vieram de Triunfo trazendo a Chama, este fogo simbólico que vai ficar por uma semana ardendo aqui, e que, por muito mais de uma semana, de um mês e de um ano, arde no nosso peito como forma de amor e de respeito que temos pelo nosso Rio Grande”, afirmou Mainardi.

No decorrer da solenidade, foi aberto espaço para a inauguração do Galpão de Ronda, momento em que o prefeito Lauro Mainardi, o atual patrão do CTG, Rodrigo Sartóri, os demais ex-patrões e componentes da patronagem, descerraram a placa inaugural.

Em seguida, a chama crioula, trazida pelos cavaleiros da Ilha do Fanfa, foi acesa pelo prefeito, pelo patrão do CTG e pelo representante do grupo de cavaleiros, Fernando Auler.

O encerramento da solenidade foi feito com a execução do Hino Riograndense, cantado pela Banda Comunitária do Pelotão Mirim da Brigada Militar, projeto idealizado pela Prefeitura Municipal e emocionou os presentes, diante das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul, de Candelária e do CTG Sentinela dos Pampas.

Todos os dias terão atrações no CTG Sentinela dos Pampas, com rondas feitas pelas entidades locais, com apresentações e shows. A Semana Farroupilha de Candelária encerra no próximo dia 20, com o desfile temático alusivo ao dia do gaúcho, que percorrerá as Avenidas Pereira Rego e Marechal Deodoro e terá a participação de escolas, entidades, clubes de serviços, piquetes e CTGs convidados.