Candelária, 27 de Julho de 2024

Festival do Churrasco
13 de Setembro de 2011

Festival do Churrasco

No último domingo, 11, o Roteiro de Gastronomia Sabores Coloniais teve mais uma edição de sucesso no ginásio Dona Jandyra de Lima Seckler, na Vila Botucaraí, localidade do interior de Candelária. Desta vez, foi o 1° Festival do Churrasco, que reuniu mais de 400 pessoas, em uma tarde que o sol e o calor predominaram e colaboraram para o sucesso de mais um evento idealizado pela Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com o apoio da EMATER/ASCAR, do Grupo de Mulheres Rurais Nova Geração, além, do apoio da Redemak Kottwitz, Supermercado Wollmann, Lojas Cerentini e do Cartório Paulo Afonso Jacobi.

O projeto foi desenvolvido em função da constante busca do desenvolvimento de Candelária, da diversificação da economia local e da valorização das identidades do interior do município e, uma das marcas mais fortes do interior é certamente a gastronomia típica. Todo o lucro adquirido na festa é revertido para a comunidade que sediou o festival, incentivando dessa forma, novas formas de movimentar e diversificar a economia de Candelária.

Prestigiaram o evento, o prefeito candelariense Lauro Mainardi, acompanhado da primeira dama Jussara Mainardi, as soberanas do município, os secretários municipais, os representantes de entidades e clubes de serviços.

O prefeito de Candelária, Lauro Mainardi ao se pronunciar destacou que o roteiro Sabores Coloniais visa mostrar o potencial gastronômico que o município tem, além de levar a cultura local para as comunidades interioranas. O cardápio saboreado no 1° Festival do Churrasco teve uma grande variedade de saladas, carne de gado, carne de porco, frango, kafta (carne moída), arroz, maionese de aipim, maionese de batata, polenta com molho, massa caseira e sobremesas. E ainda, foi sorteada uma deliciosa torta e a ganhadora, foi a pequena Ana Catarina Melchior.

Além de valorizar a gastronomia do interior, o evento também mostra a diversidade e riqueza cultural. Em cada etapa os organizadores levarão apresentações artísticas, visando criar um novo espaço para as manifestações da arte e das identidades culturais de Candelária. No festival, a cultura e a arte foram representadas pela apresentação das invernadas do CTG Sentinela dos Pampas, a Invernada Mirim A e B, a Invernada Juvenil e a Invernada Xirú, além do Grupo de Danças da Escola Guia Lopes. Após o almoço, terá show e reunião dançante com o conjunto musical Pura Emoção.

Com a realização dos eventos, ainda é possível uma integração entre as localidades do interior com a cidade. Os objetivos do roteiro se completam com o aumento da auto-estima das comunidades envolvidas e com o tempo, atrair visitantes para o município, a partir da divulgação e consolidação da tradição do Roteiro Gastronômico Sabores Coloniais e demais eventos que valorizam a identidade de Candelária.

Programe-se e não perca os outros festivais incluídos no Roteiro Sabores Coloniais:

Outubro: Festival da Cuca e da Lingüiça na localidade do Quilombo;

Novembro: Festival do Porco no Rolete na localidade da Linha Bernardino;

Dezembro: Festival do Costelão na localidade da Região do Campo.