Candelária, 27 de Julho de 2024

Escolha Chinoca e Xirú Farroupilha
14 de Setembro de 2011

Escolha Chinoca e Xirú Farroupilha

Cultuar a tradição gaúcha é algo passado de geração para geração, os filhos aprendem com seus pais e avós os costumes do Rio Grande do Sul. E, neste ciclo que perpassa gerações, os mais velhos, chamados de Xirú e Chinoca, no vocabulário do gaúcho, ganharam uma tarde especial nesta terça feira, 13, em Candelária.

A tarde dedicada a 3ª idade, foi marcada pela escolha do Xirú e Chinoca Farroupilha de Candelária, dentro da programação da Semana Farroupilha. A idealização foi do CTG Sentinela dos Pampas e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Gabinete da Primeira Dama.

Diante do olhar atento das juradas Graziele Mahl, representante da Secretaria de Assistência Social e do Gabinete da Primeira Dama, de Elaine Terezinha Chagas, representante do Conselho Municipal do Idoso e de Eveline Rangel, 1ª Prenda da 5ª Região Tradicionalista, os sete casais concorrentes desfilaram coletiva e individualmente.

A avaliação foi feita sobre a dança que cada casal apresentou, a indumentária tradicional do gaúcho e do desfile, que avaliou a postura, a desenvoltura, a beleza, a harmonia e a interação do casal, que puderam escolher a dança que iriam apresentar.

Os casais concorrentes foram Lorena Nitz e Arnilo Steil que escolheram a valsa para apresentar, Otavina Soares e Valdomiro Ferreira, dançaram um xote, Nony Bessow e Enio Wollmann, dançaram a valsa, os três casais representaram o Grupo de 3ª Idade Alegria de Viver. Elza Cardoso e Mauro Cardoso representaram a Invernada Mirim A do CTG Sentinela dos Pampas e dançaram um chamamé, Alceni Schimitt e Valdir Porto, representaram a Invernada Juvenil do CTG Sentinela dos Pampas e dançaram a valsa, Edi Menezes e José Pedro Menezes, representantes da Invernada Xirú do CTG Sentinela dos Pampas que dançaram uma vaneira e por fim, Vanilda dos Santos e Waldir dos Santos, representando a Invernada Mirim B do CTG Sentinela dos Pampas e dançaram a valsa.

O casal vencedor foi Elza e Mauro Cardoso, ex-patrões do CTG Sentinela dos Pampas, com uma longa trajetória no tradicionalismo e agora, ostentaram a faixa e o crachá de Chinoca e Xirú Farroupilha do CTG Sentinela dos Pampas.