Candelária, 27 de Julho de 2024

Incentivo – Atelier de Calçados Luiz Alfredo Dias
16 de Setembro de 2011

Incentivo – Atelier de Calçados Luiz Alfredo Dias

Na constante busca de melhorar a qualidade de vida dos candelarienses e buscar alternativas de renda, inclusive na diversificação dos produtos produzidos pelo município, a Prefeitura Municipal de Candelária através da Secretaria de Indústria, Comércio e Habitação vem construindo parcerias com empresas de diversos segmentos e lugares, para que se instalem em Candelária e dessa forma, gerem emprego e renda aos munícipes.

Dentre as empresas instaladas no município e que recebem incentivos da prefeitura, o Atelier de Calçados de propriedade de Luiz Alfredo Dias e Cristiane Herber, localizado na Rua Gaspar Silveira Martins, vindo do município de Parobé, chegou à Candelária no dia 04 de maio deste ano e já emprega 24 pessoas.

O proprietário destaca que há vagas na empresa, porém existe uma grande dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, principalmente na área de costura. Problema este, que a Prefeitura está prestes a resolver, com a contratação de uma monitora, com larga experiência no ramo, que irá ministrar cursos para os interessados em se qualificar.

O atelier terceriza mão de obra na confecção de costura de cabedal em cerca de 900 a 1.000 pares por dia, para a fábrica da Beira Rio, instalada no município de Mato Leitão. Ao ser questionado sobre o que motivou a trazer sua empresa para Candelária, Dias explica que “a mão de obra foi um dos fatores, pois em Parobé, naquele momento estava escassa, mas, principalmente, os incentivos fiscais e físicos da prefeitura municipal, que custeia parte do aluguel do prédio”. E reforça ainda, que foi uma boa escolha ter vindo para Candelária e que a empresa espera em curto prazo, chegar a um número de 30 funcionários.

O secretário Ilo Moraes, responsável da pasta, destacou que no máximo em 30 dias já deve estar pronto o processo para a contratação da monitora e ainda, será buscada parcerias com outras empresas calçadistas, “as empresas entram com a estrutura física, máquinas e espaços, dessa forma, as empresas contratam a mão de obra e o município qualifica, com o acompanhamento técnico constante e em todos os ateliês”. Moraes informa ainda, que com este atelier, são um total de seis, que já estão atuando em Candelária e empregando mais de 300 pessoas até o momento, mas, a tendência é de que este número aumente consideravelmente.