Candelária, 27 de Julho de 2024

Voluntariado na Marcenaria Municipal
16 de Setembro de 2011

Voluntariado na Marcenaria Municipal

Quem é que nunca ouviu falar em trabalho voluntário? É uma das atitudes mais nobres que podemos ter e isso porque, cedemos o nosso tempo para ajudar outras pessoas ou a comunidade, na realização de ações que colaborem com um bem comum, sem cobrar nada por isso, sem remuneração, somente pelo simples ato de voluntariar por uma determinada causa. E se pensemos que não há no mundo pessoas que o fazem, nos enganamos, porque sempre descobrimos que há gente que arruma um tempinho para fazer uma boa ação.

E essa ação voluntária acontece em Candelária, todas às noites, a partir das 18h00min horas, até cerca de 22h00min horas na Marcenaria Municipal. Doze voluntários, que se formaram no curso de marcenaria, no mês de julho deste ano, vem trabalhando para a restauração, o reaproveitamento e a criação das peças que irão decorar Candelária no Natal e ainda, aproveitando o momento para rever os colegas e se unir em prol dessa causa.

Todos os participantes trabalham durante o dia em empresas locais e à noite cedem um pouco do seu tempo para colaborar com esse projeto idealizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e do Gabinete da Primeira Dama. Segundo Fabeliano Staffen, instrutor dos cursos, na equipe tem um jardineiro, um camioneiro, operários da Gazin, de madeireiras e até mesmo agricultores. “Todos gostam do que estão fazendo, não é um emprego e não estão aqui obrigados e sim, voluntários, com vontade de fazer”, acrescentou Staffen.

O instrutor explica ainda, que a intenção para o próximo curso é de ministrar o conteúdo de confecção de aberturas (portas e janelas), que é o maior foco das empresas do segmento no município. Outro desejo é construir uma área de estofaria nas dependências da marcenaria, focando a empresa Gazin, na qualificando da mão de obra local para que os candelarienses possam ter oportunidades de trabalho, e não precisem ir para outros municípios e nem buscar mão de obra fora de Candelária.

Orgulhosa com o trabalho, a primeira dama Jussara Mainardi, que esteve presente na marcenaria nesta semana, para acompanhar o trabalho voluntário, disse que para o Poder Público é uma grata satisfação, pois, além desses voluntários da marcenaria, no Gabinete da Primeira Dama também, há uma equipe de voluntárias, que trabalham com o artesanato em tecido. “Isso aqui é um complemento, com o outro lado, o do Gabinete e é uma novidade neste ano, pois anteriormente, contávamos com a participação dos próprios funcionários da prefeitura, mas esse pessoal que está aqui, fez o curso e veio voluntariar para o Natal Criativo” pontuou Jussara.

A previsão do inicio de novos cursos está prevista para janeiro de 2012 e quem tiver interesse pode se inscrever na marcenaria, dando o nome para o instrutor, Staffen. A marcenaria está localizada no Bairro Ewaldo Prass, próximo a Secretaria Municipal de Assistência Social.