Candelária, 27 de Julho de 2024

Natal Criativo de Candelária a todo Vapor
27 de Setembro de 2011

Natal Criativo de Candelária a todo Vapor

O Natal Criativo de Candelária já começou e está de vento em polpa. A exemplo dos voluntários que trabalham na marcenaria na confecção e restauração das peças em madeiras, no Gabinete da primeira dama, Jussara Mainardi, também há uma equipe de funcionárias e voluntárias que trabalham com a pintura das peças e com a costura dos tecidos, as tarefas em conjunto, proporcionam a realização do natal de Candelária, um dos mais belos do estado.

O Natal Criativo é uma realização da Prefeitura Municipal, através do Gabinete da primeira dama, com o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, da Secretaria de Obras, da Secretaria de Assistência Social, da Associação de Indústria e Comércio de Candelária – ACIC, da Gazin e da empresa de Suzete Schilling, de Vera Cruz.

A ACIC colabora com um montante em dinheiro para a compra dos tecidos, das bolas de natal, enfeites, etc., a Gazin doa tecido e Suzete Schilling doa as fibras que servem de enchimento para as réplicas de Papai Noel, bonecos de neve, entre outros. A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte trabalha com os shows que ocorrem em dezembro, no Natal das Candeias e que utiliza a decoração feita no Gabinete e a Secretaria de Obras, ajuda na colocação da ornamentação nas ruas, assim como, alguns funcionários de outras secretarias.

Conforme explica Jussara Mainardi, as peças são todas reaproveitadas dos outros anos do natal e até mesmo, as peças que foram usadas na Páscoa Criativa, outro projeto da Prefeitura, liderado pelo Gabinete da primeira dama. “Os ovos de páscoa viram bonecos de neve, por exemplo, sempre reciclando e reaproveitado para que não haja grandes custos”, afirma Jussara.

O trabalho artesanal tem inspiração através de pesquisas feitas na internet, pois assim, a equipe pode renovar as ideias de um ano para o outro e decorar de forma diferente. Segundo Jussara, a partir de outubro a produção ganhará três turnos, manhã, tarde e noite, revezando a equipe, para que no dia 20 de novembro, Candelária já possa receber a bela decoração natalina, que está acostumada a ver todos os anos.

As avenidas contempladas com a decoração são a Pereira Rego e a Marechal Deodoro, além do bairro Rincão Comprido e da Praça Alberto B. da Silveira. A decoração permanece cerca de 40 dias, até janeiro do ano seguinte, no dia de Reis e as peças são cuidadas pela população, que, mantém tudo em perfeita ordem, “Todos adotaram o Natal Criativo, é como uma roupagem para Candelária e se criou esta mentalidade, principalmente com as crianças e jovens, devido aos projetos sociais, que valorizam e educam o ser humano. O carinho que temos com eles, é retribuído com o cuidado com a cidade, que é de todos”, conclui Jussara.