Candelária, 27 de Julho de 2024

Baile dos Sonhos chega a 7ª Edição
27 de Setembro de 2011

Baile dos Sonhos chega a 7ª Edição

Na próxima sexta feira, 30, o Clube Rio Branco de Candelária abre suas portas para vinte e uma meninas que irão realizar um sonho em comum entre todas: Os 15 anos e o tão sonhado Baile de Debutante. E, é exatamente o nome que define, o Baile dos Sonhos.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Candelária, o projeto foi idealizado em 2005 pelo Gabinete da Primeira Dama, Jussara Mainardi, e, conta ainda, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, chegando neste ano à sua 7ª edição.

Dentro do que se propõe o projeto, o objetivo principal é fazer uma ruptura da realidade vivenciada com relação às experiências de um grupo de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o projeto busca ainda, familiarizar as adolescentes com práticas culturais, psicossociais, esportivas e socioeducativas, com o intuito de garantir-lhes o estímulo e a motivação, que são necessários para a participação em grupos, na comunidade e na família.

As meninas selecionadas fazem parte do Cadastro Único de Programas Sociais, em especial das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família do município, e com base nas informações de escolas da rede Municipal e Estadual da cidade, que ajuda na identificação e seleção das adolescentes na faixa etária entre 14 e 17 anos, sem filhos, que estejam matriculadas, freqüentando a escola e tenham boas notas.

A idéia é fazer com que esta experiência continue com efeito multiplicador a partir dos resultados positivos obtidos. O grupo de adolescentes que estão participando desta edição reúne-se semanalmente, as quartas-feiras à tarde, durante duas horas, nas dependências do CRAS Aconchego.

Nos encontros com uma psicóloga e uma assistente social, as meninas são orientadas sobre temas escolhidos de acordo com a realidade delas, assuntos como a sexualidade, a dependência química de álcool e de outras drogas, a higiene corporal e bucal, o planejamento familiar, etc., e também, são realizadas oficinas de artesanato.

O Baile dos Sonhos já contou com a participação de cerca de 120 adolescentes. A impecável produção inclui, até mesmo, a participação do General, do Tenente e demais militares da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, da cidade de Santa Maria, que atuam como pares de honra das adolescentes debutantes. Além disso, o baile terá a participação da Banda do Exercito que abrilhantará a Valsa das debutantes.

A presença dos pais e de outros familiares, além de valorizar o momento único da vida de cada uma, também serve para estreitar laços e fortalecer os vínculos familiares.

Conforme Leandra Sartori, secretária de assistência social, dentre as mudanças ocorridas no grupo, está o desejo de buscar novos conhecimentos e anseio de novas experiências e inovações.

Dentro da programação do projeto, ressalta-se ainda, que, algumas adolescentes podem garantir a entrada no mercado de trabalho, por meio de uma parceria com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, além do SINE, através do programa de estágio Jovem Aprendiz.

O Baile dos Sonhos conta com o apadrinhamento das adolescentes por pessoas físicas e jurídicas, que arcam com as despesas do aluguel dos vestidos e dos calçados. Em relação ao embelezamento das adolescentes, os salões de beleza da cidade atuam de forma voluntária, assim como o professor de dança da valsa.

A programação do evento:

19:00 – Coquetel com as debutantes e os militares;

21:00 – Chegada dos familiares;

22:00 – Apresentação das meninas e inicio do baile.