Candelária, 27 de Julho de 2024

Encerramento Sopão Solidário
28 de Setembro de 2011

Encerramento Sopão Solidário

Nesta semana o Gabinete da Primeira Dama de Candelária, liderado por Jussara Mainardi, encerra mais uma etapa anual da distribuição de sopa para a população carente de Candelária. Trata-se do projeto Sopão Solidário de Inverno, idealizado pela Prefeitura Municipal.

O trabalho é desenvolvido por uma funcionária do gabinete, Maria Marques e as demais, são voluntárias. O projeto que existe há sete anos e é realizado do mês de maio a setembro, abrangindo os bairros Marilene, Ewaldo Prass e o Rincão Comprido.

Cerca de 800 famílias recebem semanalmente, uma quantia para quatro pessoas e mais um pacote de pão. A sopa é feita a base de legumes, arroz, massa e carne que são doados através do projeto ‘Coma Bem’ da SEASA, pelos supermercados Imec, Wollmann, Popular, Portela, pela fruteira Só da Roça e pelos açougues Hauth e Cantina Botucaraí, além da comunidade. “Caracterizo este projeto, de cunho humanitário, colocar o alimento na mesa daquele que não tem. E muitas pessoas que recebem a sopa, também ajudam como voluntários, para agradecer”, afirma Jussara.

No bairro Marilene a distribuição ocorre no Centro Comunitário, no bairro Ewaldo Prass é realizada na Cozinha Comunitária e no bairro Rincão Comprido, é feita na sede do Projeto Acreditar. Todos os locais utilizados para a distribuição do sopão, são sedes de outros projetos sociais realizados pela Prefeitura candelariense.

A primeira dama de Candelária, Jussara Mainardi sempre acompanha a distribuição do sopão e se preciso, ainda coloca a ‘mão na massa’. Ela ressalta a importância da ajuda das voluntárias em todos os projetos realizados pelo gabinete, já que o número de funcionárias é pequeno, comparado a demanda de trabalhos e projetos.

“Assim se faz solidariedade, com a ajuda da comunidade, seja na doação dos alimentos ou de um pouco do tempo livre. São cinco meses de frio que o sopão ajuda a esquentar e que, certamente faz a diferença para essas pessoas”, conclui Jussara.

No próximo ano, a partir de maio, iniciam novamente os trabalhos com o projeto Sopão Solidário de Inverno e a primeira dama, satisfeita com a ação, torce para que os próximos governantes continuem com projetos como este, que, mais do que ajudar a matar a fome dos desfavorecidos, realça a auto-estima e dignidade do ser humano.