Candelária, 01 de Setembro de 2024

Seminário Regional para Radiografia da Agricultura e Pecuária do Vale do Rio Pardo
29 de Setembro de 2011

Com a finalidade de discutir ações relacionadas a agricultura e a pecuária no Vale do Rio Pardo, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, solicitou no mês passado, ao prefeito candelariense, Lauro Mainardi, que fosse realizado um seminário que contemplasse uma radiografia nesse âmbito, na busca de um maior entendimento e atualização dos obstáculos que impedem o desenvolvimento do setor agrícola na região.

Considerando ainda, a importância da agricultura e da pecuária para a região, na última quarta feira, 28, na Comunidade Católica Nossa Senhora da Candelária, ocorreu o Seminário Regional para a Radiografia da Agricultura e Pecuária do Vale do Rio Pardo, que mobilizou os 15 municípios que compõem a Região do Vale do Rio Pardo (AMVARP). O principal objetivo do evento foi detectar as barreiras no setor e coletar sugestões através de profissionais diretamente ligados com a produção rural.

Foram convidados prefeitos, secretários da agricultura, representantes de Sindicatos Rurais, STRs, Escritórios Municipais da Emater, Sistema de Financiamento da Agricultura e Pecuária (B.Brasil, Sicredi e Banrisul), IRGA, Afubra e MPA.

As atividades foram desenvolvidas em salas separadas para a melhor avaliação dos questionamentos, por área de atividades. A questão principal, que norteou as discussões dos grupos, foi com relação ao atual estágio da produção rural da região do Vale do Rio Pardo e se esta se encontra em evolução, estagnação ou em retrocesso, considerando ainda, as causas e conseqüências.

A mesa de honra foi composta pelos prefeitos que estiveram no evento, entre eles, o de Candelária Lauro Mainardi, que abriu oficialmente as atividades do dia, além dele, estiveram compondo a mesa, o prefeito de Sinimbu Mário Rabuske, de Vale do Sol, Clécio Halmenschiager, de Gramado Xavier, Reni Giovanaz, de Vera Cruz, Rosane Petry e de Pantano Grande, Maria Luiza, além dos representantes de outras prefeituras. Também compuseram a mesa, o representante do secretário da agricultura, Carlos Alberto Carniel e Mauro Fernando Steis, representando o sec’retário de desenvolvimento rural, pesca e cooperativismo – SDR.

Em sua fala de boas vindas o prefeito Mainardi ressaltou de que o seminário, na verdade é uma reunião de trabalho, “neste dia, cada um de nós, com certeza, comungamos do mesmo pensamento, se não, da mesma preocupação, do momento em que vive a nossa agricultura e a nossa pecuária, não só na região, mas em todo o Rio Grande”, afirmou.

A partir das discussões e conclusões que cada grupo obteve, foi montado um relatório de conclusão que será entregue em mãos pelo prefeito candelariense Lauro Mainardi ao ministro Mendes Ribeiro Filho, no dia 08 de outubro, data que o prefeito sugerirá para a vinda do ministro, em sua viagem a Brasília no próximo dia 03. “Com certeza, todos que estão aqui hoje, representado a área rural, estão preocupados em buscar, através do trabalho e dessa reunião, criar mecanismos e fazer uma radiografia dessa situação que afeta a todos de uma forma geral”, conclui Mainardi.

O desejo dos presentes que estavam representando os setores agrícolas do Vale do Rio Pardo é que, seja feita uma parceria sólida junto ao Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, para o desenvolvimento do setor primário.

Há a necessidade ainda, de uma legislação compatível, para que na presença de eventos indesejáveis, como no caso da instabilidade do tempo (tempestades de granizo ou secas), possam as autoridades agir de forma mais ampla, bem como, haver uma razoável fiscalização, para evitar excessos e não um órgão arrecadatário.

Com relação à infra-estrutura, deve ser tratada de maneira que não gere um ‘Custo-Brasil’ oneroso, capaz de impedir a produção Riograndense de competir com o mercado internacional. Já o financiamento da cadeia produtiva, não pode ter como objeto dos indivíduos financiando o lucro puro e simples. Dependendo da dimensão, o lucro da carteira agrícola pode impedir o aumento da produção, afastar do meio o produtor e facilitar a importação que gera desemprego e pobreza.

Quanto à orientação técnica e cientifica, esta, requer um estágio especializado e uma atitude das autoridades no sentido de aplicar as técnicas e as ciências e, não mantê-las guardadas ou estagnadas. E, assim, se espera uma atitude para que seja melhorada a situação rural no estado, já que no atual momento, a crise vem rondando, principalmente com relação a produção do tabaco e do arroz, produtos de grande expressão econômica na região.

É necessário ressaltar ainda, que o município de Candelária, vem buscando alternativas para diversificar a produção desses produtos, através de projetos como a bacia leiteira, fruticultura e piscicultura, além da parceria com o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – CAPA, que atua em algumas localidades do interior com a apicultura, a fruticultura, o cultivo de grãos e da erva-mate.