Candelária, 27 de Julho de 2024

Festival da Cuca e da Linguiça - Quilombo
03 de Outubro de 2011

Festival da Cuca e da Linguiça - Quilombo

A identidade com o interior é encontrada na maior parte da população de Candelária. Até mesmo os que moram na cidade, têm alguma referencia com o interior. A chegada de colonizadores alemães neste chão fez brotar um povoado que deu origem ao município.

Hoje, apesar de Candelária proporcionar um núcleo urbano desenvolvido, com bons índices de atividades comerciais, industriais e de serviços, a base econômica do município ainda é produzida no interior, principalmente do cultivo de tabaco e do arroz, que no presente momento, enfrenta dificuldades econômicas.

Entretanto, na busca de novas alternativas de diversificação da economia de Candelária, a administração municipal vem se esforçando no estimulo de novas fontes de renda e dessa forma, tirar um melhor proveito das potencialidades do interior. Eventos como a Chococande e o recém criado roteiro de gastronomia Sabores Coloniais fazem parte deste esforço.

No último sábado, 1°, o Pavilhão da Comunidade São Bento, na localidade do Quilombo, ficou lotado com mais uma edição do Roteiro Gastronômico Sabores Coloniais, marcado pelo 1° Festival da Cuca e da Lingüiça.

A realização é da Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, e, contou com o apoio da EMATER/ASCAR, com o grupo UPAC - Grupo Unidas por Amor à Comunidade Quilombo, e ainda, outras empresas que apóiam a cultura no município, Sicredi, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Gazin, Supermercado Wollmann, Lojas Cerentini, Redemak Kottwitz, Eletrotec e o Cartório de Paulo Afonso Jacobi.

Uma das marcas mais fortes da zona rural é sem dúvida a gastronomia típica que se aperfeiçoou a partir da diversidade étnica identificada na cidade. Durante toda a noite, as pessoas puderam saborear os vários sabores de cuca e as linguiças feitas pela comunidade. É importante ressaltar, que todo o lucro adquirido na festa é revertido para a comunidade que sediou o festival, incentivando dessa forma, novas formas de movimentar e diversificar a economia de Candelária.

Além da valorização da gastronomia do interior, o evento também mostra a diversidade e riqueza cultural. No Festival da Cuca e da Lingüiça, as apresentações culturais e artísticas, ficaram por conta do CTG Sentinela dos Pampas, que levou a Invernada Mirim A e a Invernada Adulta para engrandecer a festividade com apresentações de danças tradicionais e de Chula. Além disso, o baile foi animado por Décio Portaluppi e Grupo.

Com a realização dos eventos gastronomicos, que até o momento teve a quatro edição, com o Festival do Arroz (Linha Palmeira), das Carnes e do Chucrute (Linha do Rio), do Churrasco (Vila Botucaraí) e da Cuca e da Lingüiça (Quilombo), ainda é possível uma integração entre as localidades do interior com a cidade. Os objetivos do roteiro se complementam com a ampliação da autoconfiança das comunidades envolvidas e com o tempo, tornar o evento referencia na região, atraindo visitantes para Candelária, fomentando a economia e valorizando a identidade do município.

Programe-se e não perca os outros festivais incluídos no Roteiro Sabores Coloniais:

Novembro: Festival do Porco no Rolete na localidade da Linha Bernardino;

Dezembro: Festival do Costelão na localidade da Região do Campo.