Candelária, 27 de Julho de 2024

Baile dos Sonhos
05 de Outubro de 2011

Baile dos Sonhos

Uma noite de sonhos e magia. Foi assim, na última sexta feira, 30, no Baile dos Sonhos, em que 21 meninas foram apresentadas para a sociedade lindamente produzidas para debutarem. Com uma exuberante decoração em tons de vermelho e branco, feita pelo Gabinete da Primeira Dama Jussara Mainardi e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através de suas funcionárias e voluntárias, o Clube Rio Branco abriu suas portas para familiares, amigos, convidados e autoridades que estiveram presentes na ocasião.

Dentro do que se propõe o projeto, o objetivo principal é fazer uma ruptura da realidade vivenciada com relação às experiências de um grupo de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o projeto busca ainda, familiarizar as adolescentes com práticas culturais, psicossociais, esportivas e socioeducativas, com o intuito de garantir-lhes o estímulo e a motivação, que são necessários para a participação em grupos, na comunidade e na família.

As meninas selecionadas encontram-se em risco e vulnerabilidade social e participam as que estão na faixa etária entre 14 e 17 anos, sem filhos, que estejam matriculadas, freqüentando a escola e tenham boas notas.

O projeto ‘Baile dos Sonhos’ realizado pela Prefeitura Municipal de Candelária, foi idealizado em 2005 pelo Gabinete da Primeira Dama, e, conta ainda, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Educação, chegando neste ano à sua 7ª edição.

Fizeram-se presentes o prefeito de Candelária Lauro Mainardi, acompanhado da primeira dama, Jussara Mainardi, a rainha Vanessa Christmann e as princesas Sabrina Kohl e Rafaela Ellwanger, o secretário de obras Euclides Rodrigues e esposa, o secretário Marco Treichel e esposa, o secretário do planejamento Bernardo Rizzi e esposa, o secretário de indústria, comércio e habitação Ilo Moraes e esposa, o secretário de administração Paulo Butzge e esposa, a secretária de educação Maria Cristina Lopes e esposo, o secretário de turismo, cultura e esporte Jorge Mallmann com a esposa e a secretária de assistência social Leandra Sartori, ambos, foram os mestres de cerimônia. Ainda esteve presente o vereador Alan Wagner com a esposa, entre outras lideranças municipais.

O baile contou ainda, com presenças ilustres vindas de fora, o General de Brigada Décio Luis Schons, Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada de Santa Maria, o Capitão Wilson André e o Sargento Rafael, acompanharam os militares do núcleo de artilharia do regimento Mallet e do Parque Regional de Manutenção 3, que vieram especialmente de Santa Maria para servirem como pares de honra das debutantes.

Antes das debutantes serem chamadas, outra menina que, também realizou parte do sonho dos 15 anos e simboliza o sonho acalentado pelas debutantes, foi convidada a participar. Trata-se de Nicole Luiza Mundstock, que desde pequena, assim como muitas crianças de todo o Brasil, manteve uma admiração pela apresentadora Xuxa. E, foi assistindo ao programa que Nicole ficou sabendo do concurso de debutantes do quadro realizado pelo programa TV Xuxa, “Estilista Revelação 2011”, e tratou de se inscrever e, acabou realizando o sonho de conhecer a Xuxa, participar de seu programa e ganhar o vestido dos seus 15 anos. E ainda, a bela candelariense conquistou o título de Beleza Gaúcha do Rio Grande do Sul Juvenil, em São Luiz Gonzaga, no dia 3 de setembro.

Ao serem chamadas uma de cada vez, as debutantes desfilaram ao som de uma bela trilha sonora, individualmente pelos salões do Clube Rio Branco, acompanhadas pelos seus pares de honra, os soldados do Exército de Santa Maria, enquanto suas características, anseios e desejos eram ditos ao microfone para que todos as conhecessem melhor. No outro lado do salão o prefeito Lauro Mainardi e a primeira dama Jussara Mainardi esperavam as debutantes para lhes entregar, uma rosa, repassada por Nicole e, que era entregue por elas aos seus pais, em momento emocionante e de carinho entre pais e filhas.

Após a apresentação individual, todas as meninas e seus pares voltaram a desfilar em conjunto e aguardar a tão esperada primeira valsa tocada pela Banda Destaque Brasil, que animou o baile. Primeiro dançaram com os pares de honra e após com os pais.

Um dos momentos marcantes da festa foi a entrega de uma placa de agradecimento ao General Schons, feita pelo prefeito Mainardi e a esposa Jussara. Outro ponto alto da noite, foi a apresentação musical da 6ª Brigada de Infantaria Blindada de Santa Maria, que atualmente está sob o comando do subtenente mestre de música Jorge Berghahn, e, é composta por 25 militares entre músicos profissionais e aprendizes. A mesma atração também esteve em Candelária na caminhada cívica no dia 4 de setembro.

Conforme explica Jussara Mainardi, até o presente estágio da experiência, sobram razões para uma avaliação mais do que satisfatória. “É possível constatar um significativo crescimento das adolescentes em vários aspectos, sobretudo com relação à cidadania e da auto-estima. Outras mudanças ocorridas no grupo dizem respeito ao desejo de buscar novos conhecimentos e anseio de novas experiências e inovações”, conclui.

Observa-se também, maior confiança das adolescentes em suas próprias potencialidades, fortalecimento dos vínculos familiares e dos laços de amizade e, acima de tudo interesse e valorização da continuidade dos estudos.

A noite foi um grande sucesso e, no próximo ano será a realização do ‘Baile dos Sonhos da Saudade’, que reunirá as cerca de 120 meninas que já participaram do projeto durante esses sete anos, marcando assim, o último ano da administração do prefeito Lauro Mainardi.

As meninas que realizaram o sonho do Baile de Debutantes são:

- Aline Damásio

- Ana Cláudia da Silveira Rocha